0_Xperia_Z1_Compact

A Sony não quis esperar a Mobile World Congress (que acontece no próximo mês de fevereiro), e escolheu a CES 2014 como local de apresentação de um novo smartphone de linha alta no seu portfólio. Falo do Xperia Z1 Compact, um equipamento com tela de 4.3 polegadas, que tal como o seu nome indica, é a versão compacta do Xperia Z1 que já conhecemos. Porém, diferente de outros “minis” já vistos por outros fabricantes, tem apenas o seu corpo reduzido (existem algumas ressalvas que serão tratadas ao longo do post), mas sem reduzir as suas principais especificações técnicas.

Dessa forma, o novo smartphone da Sony segue apostando em um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 de 2.2 GHz, um design similar com uma carcaça resistente a água, e o mesmo sensor fotográfico, com os mesmos 20.7 megapixels, que são destaque no modelo maior.

Como eu disse antes, existem sutis diferenças entre os dois modelos, que serão melhor explicadas a partir de agora. A primeira delas está na sua tela (e não falo do tamanho, obviamente). Sua tela, com tecnologias Triluminos e X-Reality, é agora do tipo IPS, o que deverá melhorar os escassos ângulos de visão que tanto foi criticado em análises anteriores de dispositivos do fabricante. Além disso, a resolução foi reduzida de 1080p para 720p. Este segundo aspecto pode parecer uma desvantagem, porém, uma vez que as dimensões dessa tela são menores, sua densidade de pixels segue sendo exatamente a mesma que antes (340 ppp).

Além disso, a bateria passa dos 3.000 mAh para os 2.300 mAh no novo modelo. Da mesma forma, uma vez que agora temos um consumo menor de bateria (por causa do tamanho da tela), não deveremos notar uma diferença muito grande na sua autonomia. Já a terceira diferença é uma regra da Sony: o Z1 Compact é 1 mm mais espesso que o Xperia Z1, algo que não será percebido pela maioria dos usuários.

22_DK32_Phone

As demais especificações técnicas? Pois não: o novo Xperia Z1 Compact mantém o módulo NFC, os 16 GB de armazenamento interno e o slot para cartões microSD. O modelo mantém as especificações IP58, que se tornou outra marca registrada dos últimos lançamentos da Sony.

Sobre o sistema operacional, mantém-se também o Android 4.3 Jelly Bean, revestida com a interface personalizada da Sony. Ou seja, sem maiores novidades nesse aspecto, o que garante a mesma experiência de uso que os demais smartphones da empresa. O Xperia Z1 Compact também se destaca pela múltipla oferta de cores, com pelo menos quatro opções (branco, preto, rosa e amarelo).

xperia-z1-compact-traseira

A Sony não informou uma data exata de lançamento, e só adianta que isso vai acontecer no meio do mês de fevereiro. Também não estão confirmados em quais mercados o Xperia Z1 Compact estará disponível no ato do lançamento, nem o seu preço. Ou seja, paciência, meus amigos…. muita paciência…

 

12_Xperia_Z1_Compact_Black_Group 13_Xperia_Z1_Compact_Lime_Group 14_Xperia_Z1_Compact_Pink_Group 27_SBH-80_CloseUp

Via Sony