ATIV Book 9 2014 Edition Front Black CES 2014 | Samsung ATIV Book 9 2014 Edition, com tela touch de 15 polegadas, Haswell e som de alta fidelidade

A Samsung mostra que o notebook Series 9 não é um assunto secundário nos seus planos. O modelo recebem uma boa atualização na CES 2014, oferecendo novidades para os usuários que gostam da proposta e do design desse portátil.

O novo Samsung ATIV Book 9 2014 Edition tem tela de 15 polegadas (na verdade, 15.6 polegadas) touch, com brilho de 300 nits e resolução Full HD. A Samsung não colocou uma tela com resolução maior pelo simples fato de “não ser simples” (leia-se: econômico) fabricar telas com essas dimensões nessa resolução. Os designers gráficos não gostaram de ler isso.

Outra mudança importante (e pouco apreciável para muitos) é o uso de um chassi de alumínio no lugar do magnésio, onde fica protegido um teclado de acabamento emborrachado, com teclas ligeiramente côncavas no lugar de planas. Esse teclado é retro iluminado, oferecendo uma boa visualização das teclas em ambientes mais escuros. Os blogueiros e gamers gostaram de ler isso.

Apesar do emprego dos materiais leves, a sua tela touch de maiores dimensões resultou em um leve aumento de peso (1.85 kg), e sua espessura também é maior. Em compensação, temos uma porta HDMI de tamanho completo, e o seus processadores Haswell Core i5 e Core i7 se convertem em uma autonomia de nada menos que 14 horas de uso, segundo os dados oficiais. O modelo maior também conta com dois discos sólidos de 512 GB.

Samsung ATIV Book9 2014 Edition CES 2014 | Samsung ATIV Book 9 2014 Edition, com tela touch de 15 polegadas, Haswell e som de alta fidelidade

A revisão não poderia chegar ao seu final sem mencionar um detalhe muito curioso do ATIV Book 9: a presença de um sistema de áudio “sem perda”. A Samsung não entra em detalhes sobre o assunto, mas aparentemente, o novo ultrabook oferece um som extraordinariamente claro, sem apresentar distorções enquanto o usuário utiliza os alto-falantes do portátil ou fones de ouvido adequados. Isso é possível graças a um DAC assinado pela Wolfson, e o uso do SPlayer+ pré-instalado no equipamento.

Obviamente, esta é uma característica adicionada pela Samsung para tornar a vida da ASUS um pouco mais difícil, que conseguiu um grande destaque junto aos usuários amantes de som com a família de portáteis Zenbook, que recebe um sistema de som assinado pela Bang & Olufsen.

Há alguns bons motivos para os usuários se sentirem seduzidos pelo produto, mas não há maiores informações sobre preços e datas de lançamento. Esperemos por mais informações vindas da Samsung sobre o produto.