playstation-now-devices

Como diria o nosso amigo Jack… por partes. A Sony apresentou novidades importantes ontem (07) na CES 2014, que merecem alguns registros por parte desse blog. Nesse post, vamos destacar duas que chamaram a nossa atenção. A primeira delas é o lançamento da PlayStation Now, um serviço de streaming de jogos do catálogo da Sony em seus dispositivos (PS4, PS3, PS Vita, tablets e/ou smartphones), utilizando a tecnologia da Gaikai.

O PlayStation Now será um serviço de assinatura, que vai exigir uma assinatura mensal, que até agora é desconhecida. Os testes em beta devem começar ainda nesse mês de janeiro em caráter limitado, e segundo o próprio Kaz, “permitirá realizar o streaming para o dispositivo que você quiser, onde quer que você esteja, e quando você quiser”.

A Sony disponibilizou uma área de demonstração na CES, onde foi possível testar uma versão fechada do serviço. Entre os jogos disponíveis, estavam God of War: Ascension e The Last of Us, executados em uma TV Bravia (sem console conectado, apenas recebendo o game a partir da nuvem) e um PlayStation Vita. Segundo informa o pessoal do Engadget presente no local, não foram detectados lags em nenhum dos jogos, mas devemos considerar a largura de banda excepcional que  Sony deve ter reservado para realizar as demos.

Até o momento, a Sony não revelou a lista de jogos disponíveis via PlayStation Now, mas ao menos sabemos que ao longo de 2014, os proprietários do PS4 poderão aproveitar a “retrocompatibilidade na nuvem” para jogar com os seus novos consoles os velhos sucessos do PS3. Também nãos abemos se todos os jogos do serviço estarão disponíveis para todas as plataformas suportadas.

Outro assunto abordado pela Sony é a sua nova plataforma IPTV, inicialmente disponível exclusivamente para os Estados Unidos. Andrew House, presidente da SCEA, revelou os planos da empresa para esse projeto, informando que o serviço vai oferecer programas de TV ao vivo e vídeos on demand utilizando uma solução que consolidará o consumo de mídia em todos os seus dispositivos conectados.

O sistema de TV na nuvem da Sony vai permitir que o usuário assista aos seus programas de TV favoritos utilizando o seu PlayStation 4 como porta de acesso, mas também o iPad e o seu PC, além dos tablets da Sony.

O objetivo da Sony parece ser bem claro: competir em todos os aspectos com o Xbox One da Microsoft, que praticamente dividiu as suas fichas entre os jogos e os conteúdos multimídia. Nesse caso, a Sony começa com certa desvantagem. Por outro lado, pesa ao seu favor o fato da Sony contar com os seus próprios estúdios cinematográficos e de TV produzindo filmes e séries de alta qualidade, enquanto que a Microsoft só agora começou a explorar esse lado da indústria.

Seja como for, a Sony não informa maiores detalhes sobre o serviço, cujos testes começam ainda em 2014.

Via Engadget, Engadget