Nokia-CEO-Rajeev Suri-MWC-2016

Rajeev Suri, CEO da Nokia, confirmou o que não era um segredo para ninguém: a volta da empresa para o mercado de smartphones. O executivo comentou a decisão na Mobile World Congress 2016, mas mantém um certo ar de mistério ao redor do anúncio.

Suri não quis entrar em detalhes concretos nem citar datas, mas de acordo com suas próprias palavras, a volta da Nokia poderia acontecer em algum momento de 2016 ou em 2017. É mais provável que os primeiros produtos só cheguem ao mercado no ano que vem mesmo, já que existe o acordo com a Microsoft de não competição no mercado mobile por algum tempo, após a compra da divisão mobile dos finlandeses pelos norte-americanos.

A Nokia foi líder incontestável do setor mobile entre 1998 e 2011. Apenas quando o iPhone 4 da Apple e o Samsung Galaxy S chegaram ao mercado é que os finlandeses perderam a sua hegemonia no setor. Isso mostra o quanto que a Nokia era basicamente idolatrada no segmento (e é até hoje por alguns usuários mais nostálgicos).

A pressão do Android e do iOS foi grande. A Nokia tentou responder com smartphones muito interessantes como o N9, mas não conseguiu se recuperar, entrando em uma linha descendente que culminou na venda de sua divisão móvel para a Microsoft.

Agora, fica a pergunta: o que você gostaria de ver no próximo smartphone da Nokia?

Via Neowin