Tye Brady, chefe de tecnologia na Amazon Robotics, explicou em recém entrevista que um dos incidentes mais graves ocorridos com os robôs automatizados presentes em seus armazéns estava relacionado com um derramamento de manteiga para pipoca no piso do local, gerando um cenário de caos e confusão.

Era um dia como outro qualquer, onde tudo ia bem. Até que um pouco de manteiga para pipoca caiu em um dos pods, se espalhou por outro robô, e isso fez com que toda a manteiga se derramasse pelo piso do armazém.

Isso fez com que alguns robôs se aproximassem do local para “ver” o que estava acontecendo, com o objetivo de enviar um alerta aos responsáveis. Mas nenhum conseguiu fazer isso, já que alguns detectavam a manteiga como obstáculo, enquanto que outros deslizaram no item, provocando choques entre os robôs.

Que, obviamente, não estavam preparados para isso.

No final, os robôs enviaram os relatórios de erro por conta dos problemas que eles mesmos enfrentaram, e não por causa da manteiga em si.

Isso mostra que, apesar da Amazon contar com mais de 100 mil robôs desse tipo em seus armazéns, a participação dos funcionários humanos, mais de 550 mil, continua a ser crucial.

Por mais inteligentes que sejam, não são capazes de ter essa destreza e senso comum dos trabalhadores de carne e osso. Por enquanto.

 

Via Technology Review