nokia3310

Um estudo realizado pela Ofcom (órgão regulador de telefonia móvel do Reino Unido) conclui o óbvio: os celulares ditos “burros”, ou celulares comuns, são os melhores na hora de realizar chamadas e enviar mensagens de texto.

Ou seja, um Nokia 3310 (foto acima) é melhor para as duas tarefas do que os modernos iPhone 6s ou Galaxy S6. Os motivos para isso são muito simples de serem entendidos: os smartphones não alcançam o mesmo nível de captação de sinal que os celulares convencionais, e em alguns casos precisam de uma intensidade de sinal até 10 vezes maior para realizar chamadas e enviar/receber SMSs.

A média é de uma intensidade de sinal sete vezes maior em relação aos celulares comuns para realizar uma simples chamada ou enviar uma mensagem de texto. Além disso, o uso de materiais como metal e cristal afetam negativamente a qualidade da chamada.

Por fim, o estudo conclui que até mesmo a posição da mão e o agarre do smartphone pode afetar o sinal, principalmente se tampamos a antena com os dedos. Algo muito comum de acontecer durante uma chamada.

Via Ofcom