case-iphone-Nikola-Labs

Quando usamos o smartphone em chamadas ou conexão de dados, há o consumo de energia por conta das frequências de rádio utilizadas. No lugar de perder por completo essas emissões, um case criado pela Nikola Labs promete recuperar parte dessa energia para recarregar a bateria do smartphone.

O case adiciona um certo volume ao iPhone, mas permite que a energia mal gasta seja recuperada de forma precisa. Bom, pelo menos em partes, pois o efeito final não será recarregar o smartphone completamente, mas ao menos a sua bateria vai se consumir de forma sensivelmente mais lenta.

Segundo os seus criadores, 97% das transmissões de voz e dados utilizam frequências de rádio que geram um desperdício de bateria. O case da Nikola Labs custa US% 99, e dispensa o uso de transmissores adicionais, e o processo passivo deve aumentar a autonomia da bateria em 30%.

A tecnologia de reaproveitamento das frequências de rádio veio da Universidade de Ohio, que cedeu a licença para a Nikola Labs, que obteve um proveito econômico dela. Dado que as baterias são parte essencial dos dispositivos móveis, esse tipo de acessório pode ser uma boa alternativa para aqueles que não querem usar bateria externas.

Não é a primeira vez que esse tipo de ideia tenta vingar no mercado. Alguns dispositivos da Internet das Coisas usam esse conceito. A dúvida é se os dispositivos eletrônicos podem utilizar isso de forma eficiente.

A campanha no Kickstarter de financiamento desse case vai começar nos próximos dias, e é esperado que em quatro meses as primeiras unidades sejam enviadas.

Via Engadget