microSD

A SanDisk Corporation está celebrando os primeiros 10 anos da chegada ao mercado dos cartões microSD. Inventadas pela SanDisk em 2004, o formato foi mundialmente conhecido como TransFlash. A SD Card Association aprovou as suas especificações finais em 13 de julho de 2005.

Desde então, os cartões microSD possuem um papel fundamental em uma ampla variedade de mercados de consumo: MP3 players, câmeras de foto e vídeo e muito especialmente nos smartphones, aproveitando a expansão da era da mobilidade.

Os cartões microSD reduziram o tamanho dos cartões de memória removíveis em até 75%, aumentando a capacidade de armazenamento e desempenho. Os primeiros cartões microSD ofereciam 32 MB, e os mais recentes da SanDisk alcançam 200 GB, e alguns recém anunciados já contam com 512 GB de armazenamento.

Só a SanDisk vendeu 2 bilhões de cartões microSD (ou 6.34 unidades por segundo) desde a inauguração formal das especificações finais. E o futuro é promissor, mesmo que nem todos os fabricantes utilizem essa solução. A demanda de armazenamento nos smartphones não para de crescer, e o microSD deve ter papel decisivo no crescimento da Internet das Coisas.

Via TechPowerUp