trump-uma-farsa-na-tv

Cuidado com o que você está vendo na televisão: Donald Trump pode não ser o Trump real, mas sim uma imagem produzida por computador.

Não faz muito tempo que um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford apresentou um projeto que chamou a atenção por poder trasladar as expressões de qualquer pessoa para o rosto de outra completamente diferente, e em tempo real. Pois bem, esse estudo evoluiu, avançando na precisão e nos requisitos do sistema.

O resultado agora é praticamente perfeito, inclusive capturando expressões com webcams convencionais. Na demonstração, fica claro que devemos começar a repensar se o que vemos na TV é real ou se pode ser modificado por tecnologias como essa.

 

O que você vê não é necessariamente o que é

O desenvolvimento foi batizado como Face2Face, e por causa dele é possível capturar as expressões faciais de um rosto de origem, e migrar essas expressões para uma transmissão onde aparece o rosto de destino. Esse processo faz uso de técnicas de reconhecimento facial e de técnicas de medida de consistência fotométrica.

O resultado foi demonstrado com a edição em tempo real de pequenos vídeos do YouTube com personalidades famosas, como George Bush, Barack Obama, Vladimir Putin ou Donald Trump. Inicialmente, os rostos de origem e destino são apresentados com uma expressão neutra para ser o ponto de partida desse experimento, para logo ter essa expressão facial modificada, onde o rosto de destino simula todos os tipos de expressões.

O projeto será apresentado em uma conferência da IEEE em junho, e ainda que seja basicamente um projeto de pesquisa, a tecnologia pode ser comercializada no futuro. De qualquer forma, vai saber o que esses caras vão inventar em um futuro a médio prazo. Logo, comece a desconfiar desde já. Não seria tão absurdo imaginar que Trump é um ser virtual, controlado por um humorista stand-up. Isso explicaria o monte de bobagens que ele fala em campanha.

Vídeo a seguir.

 

Via Stanford