Um dia movimentado, cheio de lançamentos ao redor do planeta. O pessoal da Canonical decidiu agradar os amantes dos dispositivos móveis e da multiplicidade de sistemas operacionais, com o anúncio oficial do Ubuntu for Tablets, que é uma versão da distribuição Linux especialmente otimizada para o seu uso em dispositivos com telas sensíveis ao toque de médio e grande formato.

Tal como aconteceu com o Ubuntu for Smartphones, a versão preview do novo sistema operacional móvel estará disponível para download junto com a versão para smartphones, e também estará disponível exclusivamente para os dispositivos da linha Nexus, ou seja, os tablets Nexus 7 e Nexus 10. O sistema estará disponível para download já na próxima quinta-feira (21).

Tal como acontece na versão para smartphones, é preciso lembrar que o Ubuntu for Tablets é um “novo” sistema operacional especialmente desenvolvido para aproveitar as telas sensíveis ao toque dos tablets Nexus, mas também de outros tablets não especificados, com dimensões de tela entre 6 e 20 polegadas. Os primeiros modelos comerciais com o novo sistema (em versão final) provavelmente não chegarão ao mercado antes de 2014.

Segundo a Canonical, uma empresa especializada na produção de hardware está ajudando no trabalho de otimização do sistema, que será um aspecto crítico da versão para tablets do Ubuntu. Tal como acontece com a versão para smartphones, o Ubuntu for Tablets provavelmente será apontado para dispositivos com um hardware relativamente modesto.

O mais importante é que quando o Ubuntu 14.04 estiver disponível, as distribuições para desktops, televisores, tablets e smartphones serão idênticas no que se refere à sua execução de código, características de segurança, perfis de usuários e fundamentos básicos da interface (mas os desenvolvedores poderão personalizar a interface para se adaptar a cada dispositivo, e vai contar com um novo gestor de múltiplas janelas levemente inspirada naquela utilizada por Samsung e os seus smartphones Android).

Isso marca uma diferença fundamental com o Windows 8, uma vez que não teremos aqui uma fragmentação de software, diferente do que acontece com as versões x86 e RT do sistema da Microsoft. Na proposta da Canonical, se um programa funciona com o seu desktop, vai funcionar em qualquer outro dispositivo compatível com o Ubuntu.

Também é sempre bom lembrar que, se você é um proprietário de um Nexus 7 ou Nexus 10, você vai realizar esse procedimento por sua conta e risco. Além disso, você está instalando em seu dispositivo um sistema operacional móvel em fase experimental, ou seja, as chances do seu dispositivo se comportar de forma irregular ou inesperada existem, e são grandes. Faça o procedimento com prudência e moderação.

A Canonical estará presente na Mobile World Congress 2013, para revelar mais novidades e detalhes sobre sua investida no mundo mobile.

Via Ubuntu.com