lg-g5-dual-camera

Um dos diferenciais do LG G5 é a sua câmera dupla na parte traseira. Podemos chamar de diferencial, mas não de ‘novidade’, já que a própria LG apostou nesse formato no passado.

Ou vocês não se lembram da própria LG apostando nesse formato, ou do Huawei P9 que tem a mesma estratégia? Então… depois do metal e dos designs curvados, será que a moda da câmera dupla vai vingar?

 

Um velho (e não fão bem sucedido) conhecido

lg-optimus-3d

A câmera dupla já foi vista em 2011 em pelo menos dois modelos de grandes fabricantes. Um deles é da própria LG, com o LG Optimis 3D, com tela de 4.3 polegadas (480 x 800 pixels) que era capaz de simular o efeito 3D dispensando o uso de óculos especiais. Nesse caso, a câmera traseira dupla de 5 MP era capaz de registrar fotos e gravar vídeos a 720p.

Logo depois, o HTC Evo 5G tinha o mesmo apelo comercial, com a mesma tela de 4.3 polegadas (540 x 960 pixels), sem falar no menos conhecido no Brasil Sharp SH8298U.

Aqui, aconteceu quase o mesmo que com os televisores e computadores 3D: foram produtos que se destacaram no seu lançamento, mas não foram bem nas vendas. Os modelos posteriores aos citados voltaram a contar com uma única câmera traseira, apesar da HTC não se render por completo, lançando em 2014 o HTC One M8, que voltava a incorporar duas câmeras traseira.

htc-one-m8

Porém, nesse caso, não se buscou recriar o efeito 3D, mas sim manipular a profundidade de um mesmo disparo. A combinação de sensores fazia uma análise da profundidade dos diferentes planos de cena, incorporando a informação obtida da imagem pelo sensor principal de 4 M, obtendo (por exemplo) acentuar o bokeh (ou desfoco).

Depois disso, poucos modelos receberam esse apelo técnico, entre eles o Huawei Honor 6 Plus.

 

A LG está levando isso a sério

lg-g5-dual-camera-2

A LG recuperou a câmera dupla com o LG V10, com duas câmeras de 5 MP, onde o usuário escolhe uma delas na hora de disparar, de acordo com o grau de amplitude normal ou panorâmica, tal e como com o LG X Cam, o primeiro a contar com a câmera dupla em 2016.

O LG G5 segue a tendência da câmera dupla, com uma chamativa protuberância na parte traseira, mas com as dimensões de ambas as lentes e do flash com um local de destaque, e com o objetivo de escolher uma das câmeras em função de uma imagem mais ampla ou centralizada.

 

Câmera dupla, rumor duplo

huawei-camera-dupla

A câmera dupla é algo que agrada especialmente o mundo dos rumores quando se trata do iPhone. Já foi especulada para o iPhone 6s e volta a ser mencionada para o hipotético iPhone 7, mas também foi ventilado para a Samsung. Depois de revelados os novos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, vimos que isso não aconteceu. Para confirmar ou desmentir o movimento por parte da Apple, ainda resta alguns meses de rumores e conceitos de produto vazados.

O Huawei P9, que deve ser anunciado em 9 de março, também deve contar com uma câmera dupla traseira. Supostas imagens vazadas do dispositivo (tanto novas como antigas) mostram essa característica. Nada é dito sobre o que o smartphone fará com esse hardware, mas com certeza ele se assemelha a essa coleta extra de dados para vitaminar fotos, vídeos e edição.

Veremos se ao longo de 2016 veremos mais smartphones que incorporem duas câmeras na parte traseira, e se o efeito desejado atende melhor do que nas gerações anteriores.