Cambits-01

O Cambits é um projeto desenvolvido pelo professor de ciências da computação Shree Nayar e pelo cientista da Ricoh Corporation, Makoto Odamaki, ambos com o apoio da Universidade Columbia de Engenharia e Ciências Aplicadas em Nova Iorque, que leva o conceito modular para as câmeras fotográficas.

O conceito permite a criação de uma ampla linha de câmeras a partir de um conjunto de blocos coloridos, onde cada cor representa uma função dentro da câmera. Os blocos brancos são a base, o vermelho para o sensor, azul para o flash, verde para os atuadores de movimento, amarelo para os tipos de lente e laranja e marrom para aditivos óticos especiais.

Cambits-02

A combinação dos blocos oferece a possibilidade de capturar imagens em HDR, panorâmicas, tipos de captura de acordo com o campo de luz ou profundidade, e até fotos caleidoscópicas e microscópicas. Cada bloco conta com um sistema magnético para se conectar a outro bloco, além de conexões para transferir dados entre eles, que por sua vez podem se conectar a um computador, tablet ou smartphone, para um controle remoto.

Seus criadores mostraram os primeiros protótipos dessa ideia, mas o objetivo é fazer crescer o projeto até obter blocos criados por outros empresas, criando assim um leque de possibilidades quase infinito. Desse modo, os sistemas modulares chegam de forma estupenda ao mundo da fotografia, que pode se beneficiar e muito desse tipo de solução.

 

Via Gizmodo