google-logo

O que a Google tem a ver com a sua saúde? Inicialmente, muito pouco, quase nada. As iniciativas da gigante de Mountain View nesse segmento são bem poucas e, de fato, a última vez que eles citaram nesse assunto foi para anunciar o fim do Google Health. Porém, o último projeto de Larry Page é bem mais ambicioso que um simples aplicativo para compartilhar históricos médicos. A Calico, uma empresa criada pela Google, nasce para aumentar a expectativa de vida do ser humano, pesquisando as doenças que afetam os anciãos e o próprio processo de envelhecimento, utilizando novas técnicas de análise e processamento de enfermidades.

A Calico será dirigida por Arthur D. Lenvison, membro dos conselhos de administração da Apple e da Genetech, forma parte das iniciativas mais futuristas da Goolgle, e colocará em prática “ideias pioneiras relacionadas com o cuidado da saúde da biotecnologia”. Não será, portanto, mais uma empresa na indústria da medicina. Larry Page quer que a Calico seja uma empresa com caráter alternativo, buscando resultados através de ferramentas e métodos mais efetivos.

Algumas indústrias passam 10 ou 20 anos para que uma ideia se transforme em algo real. O cuidado da saúde é certamente uma das prioridades. Talvez precisamos nos fixar nas coisas que realmente são importantes, para que daqui a 10 ou 20 anos essas ideias já estejam no nosso dia a dia.

A revista Time entrevistou Page para falar da nova empresa com mais detalhes, e informa que a nova filial da Google vai reavaliar as técnicas e ideias utilizadas em campos como a pesquisa contra o câncer, mas não espera acabar acabar com a doença. No entendimento de Page, o fim do câncer não seria um avanço tão grande como parece, apesar de ser um desafio muito importante, dado que qualquer cura para a doença poderia, no máximo, adicionar mais três anos de vida ao paciente, e essa não seria uma revolução tão grande no mundo da medicina.

O que teria em mente o Sr. Larry Page? Fica o mistério.

Via Google
Via Time