usando-notebook

Não faz muito tempo e nos parecia claro que o acesso à internet não parava de crescer em dispositivos móveis, mas esse tráfico não estava “canibalizando” os PCs. Aquele grupo se somava, pois os usuários de desktops e notebooks seguiam mantendo um uso intenso dessa faceta. Simplesmente todos os usuários passavam ainda mais tempo na internet. Pois bem, isso está mudando.

Um estudo da comScore mostra que o tempo online que passam os usuários dos desktops e notebook nos Estados Unidos está caindo nos últimos quatro meses, quando comparados com os do ano anterior. Antes de dezembro de 2015, o uso de internet nesse tipo de equipamento aumentou durante 13 meses consecutivos quando comparados com os mesmos meses de um ano antes.

Os dados da comScore sugerem que esta tendência mudou, e que em 2015 alcançou o seu topo, algo que parece ser difícil de voltar. Esses dados são cruciais para as estratégias online de anunciantes e empresas que não tinham claro qual o tipo de dispositivo deve adotar.

Ainda que o estudo se centre nos Estados Unidos, parece lógico pensar que esta tendência deve ser similar ao restante do planeta. Se não é, pode não demorar a ser, pois os dispositivos móveis dominam claramente o panorama dos internautas, e estes dispositivos facilitam o acesso aos serviços e conteúdos especificamente destinados às pequenas telas.

Via The Wall Street Journal