650_1000_captura_de_pantalla_2014-08-16_a_las_10.12.47

A equipe de Rafael Berri, da Universidade de Santa Catarina desenvolveu um algoritmo que faz com que uma câmera instalada no carro identifique se você está ou não falando ao telefone enquanto dirige. A câmera capta imagens do motorista, mas com foco na região do rosto para determinar se uma das mãos estão junto ao rosto (mais concretamente na orelha), e a partir daí, realizar determinadas ações, como por exemplo, parar o carro completamente.

Por enquanto, o sistema é bem básico. A câmera é capaz de registrar 15 fotos por segundo, com uma resolução de 320 x 240 pixels. Os vídeos, separados em um intervalo de três segundos, são utilizados para determinar se nesse intervalo alguém está conversando ou não no celular.

Ainda falta resolver algumas questões complexas mas comuns em um automóvel, como a luz incidente diretamente no rosto do motorista, o que tira um pouco da eficiência do sistema. Em condições mais favoráveis, o sistema de Berri tem uma eficiência de quase 90% de acerto. Outra coisa a se determinar é se o carro está em movimento durante a detecção, e o que fazer quando o motorista estiver falando ao telefone enquanto o carro se move.

De qualquer forma, é um começo.

Via Technology Review