A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende criar um ranking de qualidade dos serviços das operadoras de telefonia móvel em cada Estado do Brasil. Quem informa é o próprio presidente do órgão regulador, João Rezende, que pretende publicar o ranking até o final de 2012. A lista serviria para orientar os consumidores sobre as melhores indicadas pela agência, auxiliando na hora da escolha de qual operadora utilizar.

O ranking será publicado na internet, e Rezende acredita que mostrando quais são as operadoras que “realmente estão comprometidas” em oferecer uma melhora em seus serviços é mais eficiente do que aplicar multas pesadas. A novidade foi anunciada ontem (08/08), durante uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia de Senado. A intensão da Anatel é divulgar os índices de chamadas completadas e de quedas durante as ligações, além de avaliar a qualidade de atendimento dos call centers das operadoras.

Rezende também informou que está disposto a voltar ao Congresso no final do mês de novembro para apresentar os primeiros resultados da fiscalização trimestral que a Anatel vai realizar sobre os planos de investimentos apresentados pelas operadoras, e alerta que novas punições não estão descartadas. “Se a melhoria do serviço não acontecer, a própria Anatel será cobrada pela sociedade”, completou o presidente da entidade.

Via Estadão