A Proativa Team, formada por alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi reconhecida na tarde de ontem, em evento realizado na cidade de Recife (PE), como a 1ª colocada na categoria Software Design. O projeto apresentado chama-se Pro@Edu e é considerado um conjunto de aplicações e serviços interligados que terão a finalidade de melhorar a experiência do usuário de ensino à distância, além de resolver os principais problemas encontrados nesse nicho.

Também voltado à melhoria da Educação, o projeto da equipe LevelUP, de alunos da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM), de Pernambuco, foi o 2ª colocado na mesma categoria. Os estudantes paulistas do Senac SP, do grupo Ecoleague, conquistaram a 3ª colocação com uma proposta para a integração de pessoas, empresas e organizações do Terceiro Setor, que buscam a preservação ambiental e promovem ações e posturas ambientalmente responsáveis.

Em sua 8ª edição, a Imagine Cup 2010, que é patrocinada mundialmente pelo Bradesco e nacionalmente pela Elcoma, recebeu a inscrição 300 mil estudantes de diversos países que aceitaram o desafio de “Imaginar um mundo onde a tecnologia ajudasse a solucionar os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. O Brasil contou com a participação de 84 mil jovens.

Todos os trabalhos inscritos deveriam ter como base alguma das oito metas do milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU): erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento –, além de estimular seus talentos e capacidade de inovação.