O Brasil está na crista da onda. Todo mundo ama o Brasil, pois é aqui que as coisas estão acontecendo (e onde parte do dinheiro está rolando). Por isso muitas empresas olham para o país com bons olhos, e até se animam quando vão revelar os seus números no país. Como foi o caso do Facebook recentemente.

Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, o Brasil liderou o crescimento de sua rede social no segundo trimestre de 2012. A análise foi revelada através de um documento enviado para o órgão regulamentador do sistema financeiro norte-americano, e mostra que o número de usuários ativos ao redor do planeta cresceu 29% em um ano (entre junho de 2011 e junho de 2012), alcançando a expressiva marca de 955 milhões de usuários ativos.

Mas quando eles falam sobre o Brasil, os números são mais impressionantes. O aumento de usuários do serviço em nosso país foi de inacreditáveis 146% no período, alcançando assim a marca de 54 milhões de usuários ativos do Facebook no Brasil. Parte desse crescimento acontece por causa do crescimento do número de usuários da rede social através de dispositivos móveis. O Brasil, ao lado dos Estados Unidos e da Índia, representa o maior aumento no número de usuários que acessam o Facebook através de smartphones e tablets.

Ao redor do planeta, o crescimento de usuários do Facebook nas plataformas móveis foi de 67%, alcançando a marca de 543 milhões de usuários. Traduzindo: a maioria dos usuários da plataforma a utiliza de forma preferencial através dos tablets e smartphones, deixando desktops, notebooks e derivados em segundo plano. Um pouco menos de 20% dos usuários móveis acessam o Facebook apenas pelos dispositivos móveis (102 milhões).

Como o relatório destaca, o Facebook ainda considera o Orkut um dos seus principais concorrentes no Brasil e na Índia. Aliás, o Orkut passou por diversas modificações que o aproximam da proposta visual do Facebook, além de contar com um grande kit de novas personalizações, o que ainda retém um bom número de usuários na rede, mas como os números revelam, não a torna a mais utilizada rede social no Brasil.

E aí? Você já cancelou a sua conta no Orkut?

Via Terra