A Bossa Conference 2010 contou com importantes nomes ligados aos centros de desenvolvimento da Nokia, ligados ao mundo do software livre, além de profissionais na área de desenvolvimento de sistemas móveis. Vou listar abaixo algumas das palestras que considerei mais interessante, ou em virtude do assunto abordado, mas também por causa da forma como ele foi abordado.

Fábio Ranieri – Ovi Store

Mostrou claramente que a proposta deles para trazer os desenvolvedores para a Ovi Store é não só a Nokia ganhar com isso, mas que o desenvolvedor também ganhe dinheiro com os programas que ele desenvolver. Despertar no desenvolvedor o espírito empreendedor, mas também despertar o desejo em desenvolver produtos criativos e funcionais para a Ovi Store.

Espen Riskedal – Shipping Mobile Applications Using QT for Symbian

Uma das palestras mais interessantes e divertidas do evento. Espen mostrou, calmamente, todo o processo para a confecção de seu aplicativo dentro da plataforma QT, mostrou exemplos de aplicativos desenvolvidos e/ou migrados através do método apresentado, e ao final, sem meias palavras, disse: “sei que o sistema é complicado, ou que chega até a ser meio estúpido em ser feito dessa forma. Estamos trabalhando para simplificar isso para vocês”. Genial!

Rodrigo Belém – Ubuntu Mobile Development: uma das palestras mais aguardadas do dia. Afinal de contas, todo usuário de Open Source sabe da força e da qualidade que o Ubuntu oferece. E desde já saber como programar para uma futura versão mobile (ou adquirir conhecimento para desenvolver para o Maemo) é algo que sempre chama a atenção de qualquer desenvolvedor em plataforma Open Source.

Horácio Oliveira – Applications And Development in Wireless Sensor Networks: esta também foi considerada uma palestra bem interessante, pois não só mostrou aplicações desenvolvidas voltadas para dispositivos sem fio, mas também apresentou um breve histórico de desenvolvimento de produtos wireless ao longo da História, citando breves referências à cultura pop, como Dick Tracy, Agente 86 (Maxwell Smart), Kenny (do desenho South Park) e Star Trek. Tudo para demonstrar a importância dos dispositivos sem fio no mundo da tecnologia. Além disso, uma coisa muito inusitada, mas ao mesmo tempo mostrando a credibilidade do evento: Horácio apontou os acertos e erros da Nokia na sua caminhada nos dispositivos wireless, coisa que não é comum em eventos desse tipo (ou seja, alguém apontando os erros). Ganhou pontos com isso.