Na sequência, Marcelo Eduardo Oliveira e Renato Chencarek falaram sobre a plataforma de desenvolvimento QT. Começam dizendo que a ideia é apresentar aos desenvolvedores presentes ao Bossa Conference 2010 opções para desenvolver aplicativos para a Ovi Store e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro com isso.

E esta plataforma é a QT, que se apresenta como grande alternativa (e ao mesmo tempo uma bela solução, na teoria) para os desenvolvedores ganharem tempo e dinheiro ao desenvolverem seus aplicativos. A ideia é que, através do QT, o desenvolvedor possa programar para diversas plataformas móveis, utilizando apenas um único código de programação. Isso faz com que o mesmo aplicativo alcance um maior número de usuários, através dos diversos aparelhos e versões de sistemas operacionais móveis, o que aumenta consideravelmente a penetração do aplicativo desenvolvido.

O grande trunfo da plataforma QT é integrar os sistemas Symbian e Linux de forma muito fácil e prática (isso, segundo o pessoal do INdT). Isso torna os custos de desenvolvimento menores e, consequentemente, produtos mais baratos para o usuário final. Além disso, o desenvolvedor terá uma grande comunidade de colaboradores para ajudarem no caminho das pedras do desenvolvimento dos aplicativos. A proposta é muito interessante mesmo, e eventos como o Bossa Conference dão esta motivação necessária para que programadores com talento passem a se interessar por essa plataforma.