Acabar com os botões e todo o tipo de controles convencionais. A BMW está decidida a inovar em seus veículos, empregando uma nova fibra polimérica flexível, que pode ser combinada com os tecidos que forma o carpete dos carros, de modo que os controles ficam completamente ocultos à vista, e o gerenciamento das funções pode ser feito de forma muito mais intuitiva.

O projeto está em desenvolvimento por uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica de Montreal, e poderá permitir que se incorporem funções capacitivas aos elementos do carro, com os assentos, por exemplo. Deste modo, bastaria deslizar com os dedos para ajustar o suporte lombar, ou um gesto na maçaneta para abrir a porta.

Essa ideia não é nova: o fabricante alemão já mostrou alto parecido em um protótipo mostrado na última edição do Salão de Genebra, que já contava com painéis capacitivos integrados, tantos nos assentos como no painel de instruções. Segundo informou um porta-voz da BMW, esta pode ser a evolução dos controles de seus veículos no futuro, mas não tem data para chegar aos nossos carros.

Via News Scientist