A BMW quer que você carregue o seu futuro carro i8 da mesma forma que você carrega o seu celular. Eles fecharam um acordo com a Siemens para testar um novo sistema de carga por indução, que será apresentado no mês de maio.

O aparelho vai contar com uma superfície plana sobre a qual deixaremos o veículo em questão, e o processo de carga se realiza através de campos eletromagnéticos, no lugar do tradicional cabo. Nesse sistema, o risco de acidentes é consideravelmente menor.

Pelas suas características, a BMW e a Siemens afirmam que seu sistema de carga por indução pode ser instalado facilmente em estacionamentos e pontos de táxi. Imagine só: você para na zona azul (ou zonas tarifadas de estacionamento), paga o período com moedas (ou com o celular, via NFC), e quando você voltar, seu carro estaria totalmente carregado.

Segundo a Siemens, a efetividade de seus carregadores é de mais de 90%, e o campo magnético, que cumpre com sobras as medidas de segurança internacional, não ultrapassa a distância entre as duas bobinas usadas no processo de carga.

via Siemens