blackphone-2

Tempos complicados para a privacidade e a segurança dos usuários fazem com que apareçam todo tipo de iniciativas para garantir esses valores em serviços e produtos de hardware. É o caso do Blackphone, um novo smartphone desenvolvido pela Geeksphone (criadores dos conhecidos Peak e Keon, com Firefox OS) e Silent Circle.

Para alcançar os seus objetivos, o Blackphone se vale do uso de uma versão personalizada do Android, que eles batizaram como PrivatOS. Entre os implicados no projeto estão Phil Zimmermann, criador do PGP, além de Javier Agüera e Rodrigo Silva-Ramos, co-fundadores da Geeksphone, além de Jon Callas, co-fundador da PGP, hoje CTO da Silent Circle.

As empresas envolvidas contam com uma trajetória já conhecida no mundo da mobilidade. A Geeksphone foi a primeira a lançar dispositivos com o Boot2Gecko (a versão “não homologada” do Firefox OS), e mantém em paralelo o lançamento do telefone Revolution, que também teremos mais informações em breve.

blackphone-1

Já a Silent Circle é uma empresa especializada na privacidade em smartphones, oferecendo serviços de envio de mensagens, realização de chamadas e transferência de arquivos de forma segura, a partir de qualquer smartphone. É de se esperar que a combinação dos esforços dos seus responsáveis ofereça um produto bem interessante nos quesitos segurança e privacidade, ainda mais quando esses dois itens estão bem comprometidos com os escândalos da NSA.

Por enquanto, não existem dados concretos sobre as especificações desse novo smartphone, mas todos os detalhes serão revelados durante a Mobile World Congress 2014, em Barcelona. O período de pré-reservas do dispositivo começa em 24 de fevereiro, dia do início da maior feira de mobilidade da Europa.

Via Blackphone, Xakata