Blackphone 2-01

O Blackphone 2, segundo smartphone da Silent Circle (empresa centrada em segurança de dispositivos móveis, no hardware e software), chega ao mercado dos Estados Unidos, com lançamento em breve no Reino Unido e Europa.

O Blackphone 2 foi apresentado na MWC 2014, e a Silent Circle apresentou parte de suas especificações do dispositivo, mantendo as suas reservas sobre o desenvolvimento e pensando na segurança do próprio dispositivo. A saber:

– Processador Qualcomm quad-core (sem especificar o modelo, mas deve ser o Snapdragon 810)
– 3 GB de RAM
– Tela de 5.5 polegadas (1080p)
– 32 GB de armazenamento interno (expansíveis via microSD de até 128 GB)
– Câmera traseira de 13 MP com sensor BSI, e câmera frontal de 5 MP
– Bateria de 3.060 mAh
– Suporte LTE
– Sistema operacional Silent OS

Uma das bases do Blackphone 2 é o software. O Silent OS é um fork do Android (evolução do PrivatOS que estava no primeiro Blackphone), que tem como uma das principais características é o trabalho em espaços (Spaces), ou seja, diferentes perfis que podem ser personalizados para diferentes usos (trabalho, casa, fim de semana, etc), sem cruzar as informações. Além disso, ele está certificado por outros sistemas de software, como MobileIron, Citrix, Good e SOTI.

Blackphone 2-02

Por outro lado, esse software é mais similar ao Android, fazendo parte da plataforma Android for Work, oferecendo acesso aos aplicativos da Google Play, o que deve aumentar a aceitação por parte dos usuários.

Sendo a segurança e o trabalho com perfis as suas principais características, o Blackphone 2 é um rival direto e natural do BlackBerry Priv, modelo com Android que será lançado em breve. Mas são propostas semelhantes, com trajetórias distintas.

Por um lado, a Silent Circle é uma empresa relativamente recente, contando com os fundadores da Geeksphone, se propondo desde o começo em ser a opção mais adequada de um smartphone para o trabalho com a máxima segurança. Por outro lado, temos a BlackBerry, que empunha essa bandeira de segurança há anos, e era a alternativa por excelência nesse aspecto, mas passa por um dos seus piores momentos. Centra suas esperanças no software, comprando empresas do setor de segurança, e no lançamento de um smartphone com Android.

Também devem ser rivais no preço. O BlackBerry Priv não tem preço anunciado, mas será um top de linha, acima dos US$ 700. O Blackphone 2 tem preço sugerido de US$ 799, com a assinatura de um ano dos serviços da Silent Circle.

 

Via TechCrunch