blackberry-z3-0001

E aqui está ele. O BlackBerry Z30 foi oficialmente anunciado, depois de muitos vazamentos. O sucessor do Z10 chega com uma tela Super AMOLED de 5 polegadas (1280 x 720 pixels, 295 ppp) e a versão 10.2 do BlackBerry 10 OS, que é gerenciado por um processador dual-core Snapdragon S4 Pro de 1.7 GHz (combinado com 2 GB de RAM) e uma GPU Adreno 320.

O seu corpo tem uma espessura praticamente similar ao do modelo Z10 (9.4 mm de espessura, contra 9.3 mm do Z10), mas é um smartphone mais alto e mais largo (140.7 x 72 mm), uma vez que sua tela é consideravelmente maior. O produto possui uma bateria de 2.880 mAh (com uma autonomia de bateria prometida de até 25 horas de uso), e nesse novo modelo, não é substituível, ficando totalmente integrado ao dispositivo.

O BlackBerry Z30 ainda oferece 16 GB de memória interna (expansíveis via slot para cartões microSD), suporte para as conectividades Wi-Fi a/b/g/n dual-band, Bluetooth 4.0 e NFC, sem se esquecer das redes 4G LTE. O Z3 conta ainda com uma câmera traseira de 8 megapixels (F/2.2), com gravação a 1080p, e câmera frontal de 2 megapixels, com gravação de vídeos a 720p.

blackberry-z3-0002

A BlackBerry não se limitou em fazer atualizações visíveis, como essas que citamos no post. Também adicionou melhorias que se convertem em um melhor desempenho, mesmo sem ser palpáveis na sua tabela de especificações. Desta forma, a BlackBerry garante ter adicionado uma antena melhor, para aumentar a recepção do sinal em zonas de menor cobertura, e obter dados mais rápidos. Além disso, o Z30 conta com a tecnologia Natural Sound (da própria BlackBerry), que oferece uma melhor qualidade de som na hora de usar voz e vídeo no BBM.

Para o sistema operacional, a versão 10.2 – que será oferecida aos modelos Z10 e Q10 (não foi mencionado o modelo Q5, por enquanto) até a primeira metade do mês de outubro – traz por exemplo o chamado BB Priority Hub, que é um recurso parecido com o Priority Inbox do Gmail, que vai agregar os assuntos mais importantes de seus e-mails, mensagens de textos, BBM e notificações de redes sociais.

Também é possível a partir de agora acessar uma pré-visualização de suas mensagens a qualquer momento, inclusive com a tela bloqueada, podendo até mesmo responder uma determinada mensagem, no caso do BlackBerry Messenger.

blackberry-z3-0004

Por enquanto, o BlackBerry Z30 não tem preço anunciado, nem data de lançamento definida. Ele começa a ser vendido no Reino Unido e no Oriente Médio a partir da semana que vem, e posteriormente, será oferecido nos demais mercados internacionais. Mas nenhuma data foi mencionada.

 blackberry-z3-0005