Está acontecendo nesse momento a coletiva de apresentação do BlackBerry 10, o novo sistema operacional da empresa que antes se chamava RIM (Research in Motion). A primeira grande novidade do evento é justamente essa: para reforçar a marca junto ao consumidor, a empresa responsável pelo sistema (e até pelo conceito de smartphone criado na década de 2000) deixa de se chamar RIM para responder pelo nome de BlackBerry.

Tal como foi muito especulado nas últimas semanas, a BlackBerry apresentou dois novos smartphones com o novo sistema operacional. O BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10, dois modelos que contam com todas as novidades do novo BlackBerry 10 (que vamos falar delas ao longo do dia de hoje), mas com formatos diferentes. Enquanto que o Z10 conta com a já esperada tela sensível ao toque, o Q10 aposta no formato convencional, que consagrou os smartphones BlackBerry junto ao público corporativo, que é a presença de um teclado físico, para tornar a digitação algo mais “profissional” (não que o teclado virtual do novo sistema não consiga isso; pelo contrário, mas vamos falar disso mais para frente.

A apresentação da BlackBerry ainda está em andamento, mas ao longo do dia vamos mostrar os smartphones e o sistema operacional com mais detalhes. Fiquem ligados!