Em um evento apresentado pelo CEO da BlackBerry, Thorsten Heins, o BlackBerry Z10 foi oficialmente apresentado. Ele não é um completo desconhecido dos leitores do TargetHD (mesmo porque ele vazou de todas as formas possíveis, e várias de suas características foram reveladas antes do anúncio oficial), mas isso não quer dizer que não podemos conferir as especificações técnicas oficias e todos os detalhes que envolvem esse que é o primeiro smartphone com o novo sistema operacional BlackBerry 10.

O BlackBerry Z10 tem uma árdua missão proposta pela BlackBerry: enfrentar os poderosos e consagrados sistemas iOS e Android, além do emergente Windows Phone. Missão essa que vai depender muito da receptividade do mercado ao conjunto de design bem apurado do Z10 com a fluidez e funcionalidades do BB10. Pelas primeiras impressões apresentadas na demonstração do evento de Nova York, não é o tipo de smartphone de podemos desprezar: ele é bonito, aparenta ser leve e compacto, e pode muito bem agradar a aqueles que já são fãs dos smartphones BlackBerry, como aqueles que ainda não se definiram sobre qual será o seu primeiro smartphone.

O grande problema do Z10 (e de todo o sistema BlackBerry 10) é mesmo a falta de aplicativos disponíveis. Tudo bem, o sistema é novo e já larga com 70 mil aplicativos disponíveis na BlackBerry World, mas é muito pouco se comparado com o leque de ofertas existentes na Apple App Store e na Google Play. Vamos ver se, com o tempo, os desenvolvedores se interessam pela causa.

Falando das especificações técnicas do BlackBerry Z10, temos a lista dos principais detalhes abaixo:

  • tela de 4.2 polegadas em HD (1280 x 768), com densidade de 356 ppp
  • processador Qualcomm MSM8960 dual-core de 1.5 GHz
  • 16 GB de memória interna para armazenamento
  • 2 GB de RAM
  • câmera traseira 8 megapixels, com zoom digital de 5x e vídeos em 1080p
  • câmera frontal de 2 megapixels
  • conectividade 4G e NFC
  • bateria de 1.800 mAh
  • medidas de 130 x 66 mm, com uma espessura de 9.3 mm
  • portas microUSB e microHDMI, além de conector para fones de ouvido de 3.5 mm

Como já era de se esperar, os primeiros países que vão receber o BlackBerry Z10 são os Estados Unidos e o Canadá, além do Reino Unido, onde ele já é visto em algumas lojas. Seu preço em solo norte-americano é de US$ 599. Por enquanto, o produto só estará disponível na cor preta, e a versão com carcaça na cor branca só chega ao mercado na segunda metade do mês de fevereiro.

Via Engadget e Gizmologia