7mhcqUOhKm_K0EskrLG9zZLO5sam7OLAYSxtsbKfhYI

O nome RIM pode ter saído, mas a essência da marca continua na nova BlackBerry. Se o BlackBerry Z10 é o smartphone para os usuários sociais, casuais e descolados, o BlackBerry Q10 é o modelo ideal para quem quer manter um aparelho com características corporativas, combinando um teclado QWERTY com uma tela sensível ao toque.

A própria BlackBerry admite que está no seu embrião oferecer soluções para as empresas, e não se limitou ao quesito “segurança de dados” ao afirmar isso. Sendo um dos primeiros smartphones a efetivamente contar com uma solução de teclado QWERTY em smartphones, a linha BlackBerry popularizou esse formato em níveis globais, sendo praticamente um tipo de smartphone único no mercado. Com o passar dos anos, outros fabricantes foram adotando soluções similares, e hoje, os teclados virtuais acabam sendo bem mais eficientes que as propostas físicas. Mesmo assim, os teclados QWERTY da BlackBerry seguem sendo a marca registrada da empresa de Waterloo.

ORvE9SGGWn_sfwO9ANvK9m_JNSALBcyPON9hZjFVY-0

No caso do BlackBerry Q10, estamos diante de um smartphone que combina a praticidade do QWERTY físico com os benefícios do BlackBerry 10, que foram adaptados para uma tela menor, e na proposta de utilizar o teclado físico no lugar do virtual. Como resultado, o smartphone promete ao usuário a mesma praticidade na digitação que os modelos clássicos ofereciam, item esse que é considerado essencial para muitos executivos e empresários já acostumados com os smartphones da marca, ou para os fãs das redes sociais, que não querem contar com o inconveniente da previsibilidade dos teclados virtuais (que em muitos casos, acabam trocando palavras de frases, o que pode resultar em problemas sérios para quem está enviando a mensagem).

Pouco foi revelado sobre as especificações do BlackBerry Q10. Os principais itens são: tela de 3.1 polegadas Super AMOLED (720 x 720) com resolução de 328 ppp, o teclado físico QWERTY completo e o sistema operacional BlackBerry 10. Sua câmera traseira conta com um flash LED, e sua carcaça traseira dá a impressão de um bom acabamento, além da robustez e segurança que um produto desse porte precisa.

BkXKR9I8_egx9PKGou_M2bRFVozxlpKTvaD4OY7JY2s

Seu preço não foi anunciado, assim como sua data de lançamento. Tudo o que a BlackBerry disse era que o Q10 estará disponível no mercado “ainda no primeiro semestre de 2013”.

 

Via SlashGear