blackberry-messenger

A BlackBerry anunciou hoje (14) que o seu serviço de comunicação instantânea BlackBerry Messenger estará disponível nas plataformas iOS e Android durante o verão (do Hemisfério Norte) de 2013. A ferramenta será oferecida de forma gratuita, e vai exigir a versão iOS 6 para o sistema da Apple, e a versão 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior para a plataforma do Google.

Desse modo, a BlackBerry decide entrar em definitivo na competição dos aplicativos de mensagens instantâneas. Thorsten Heins, CEO da emrpesa, disse que inicialmente eles vão portar as mensagens e os grupos de conversação, mas mais adiante eles vão oferecer o serviço de chat de voz, o compartilhamento de tela e os canais. Nesse sentido, Heins acredita que eles podem chegar nas demais plataformas com força, e acreditam que sua infraestrutura é boa o suficiente para que esse lançamento seja um sucesso.

Fato é que, ainda que em alguns países latino-americanos o BlackBerry é um sucesso incontestável, em muitos países esse anúncio chega com, pelo menos, cinco anos de atraso. Em muitos mercados, muitas pessoas desejaram utilizar o BBM, mas por ser restrita aos smartphones BlackBerry, acabaram adotando outras soluções, como o WhatsApp ou o Line. Por outro lado, muitas pessoas tinham um BlackBerry no passado, mas hoje, contam com um smartphone com outro sistema operacional.

Para essas pessoas, é realmente difícil que o BBM volte a ser uma alternativa. Mas para alguns mercados em específico, o BlackBerry Messenger segue sendo muito importante. Dessa forma, a mudança para o formato multiplataforma parece ser uma boa aposta para satisfazer os usuários fiéis, mas dificilmente vai mudar o cenário dos aplicativos de comunicação instantânea.

Via Engadget