650_1000_blackberry

No mundo todo, os sistemas operacionais qualificados como ‘outros’ não tem nem 1% de mercado. Um desses ‘outros’ é a BlackBerry. O que você não sabia é que os canadenses são vice-líderes na Venezuela, ficando atrás apenas do Android.

A BlackBerry mantém uma cota de 30.92% de mercado na Venezuela, enquanto que o Android lidera com 39.2%. Windows Phone fica com 5.4%, e o iOS com apenas 4.1%. O mais curioso desse mercado é que a categoria ‘outros’ (Symbian, Firefox OS, etc) possui 19.8% de mercado, mas não sabemos qual é o sistema que lidera esse grupo.

A explicação é simples: a economia dos venezuelanos torna o iPhone algo proibitivo, assim como o smartphone como um todo, onde apenas 44% da população possui um telefone inteligente. Além disso, a presença das empresas petroleiras no país impulsionam a venda de BlackBerrys por conta do seu famoso sistema de segurança.

Visto que a Venezuela parece ser um dos poucos países onde a BlackBerry está bem, não seria uma má ideia se John Chen visitasse o país para tentar repetir a fórmula de sucesso por lá em outros países. Vamos esperar para ver se os canadenses apresentam novidades na Mobile World Congress 2015.

Via Phone Arena