BlackBerry DTEK50

A BlackBerry apresentou oficialmente o BlackBerry DTEK50, smartphone calcado no Alcatel Idol 4, fabricado pela TCL.

O modelo era antes conhecido como BlackBerry Hamburg, e é uma clara aposta na linha média focado na segurança. Os canadenses enfatizaram as qualidades de um smartphone que chegara cheio de softwares proprietários.

 

Assim é o BlackBerry DTEK50

BlackBerry DTEK50 02

O novo dispositivo confirma os rumores que circulavam pela internet nas últimas semanas. No seu design, ´eum dispositivo bem genérico, e poderia se passar por um Nexus 4 ou qualquer outro dispositivo da Alcatel lançado recentemente. Centrado no seu interior, o aspecto externo ficou um tanto clônico, o que pode jogar a favor ou contra a empresa.

O BlackBerry DTEK50 possui uma tela IPS LCD de 5.2 polegadas (Full HD, 424 pixels por polegada, 16:9), com bordas laterais não muito estreitas, mas com um design que deve favorecer o agarre e a ergonomia. Seu processador é um Qualcomm Snapdragon 617 octa-core de 1.5 GHz, trabalhando com uma GPU Adreno 405 a 550 MHz, 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento (expansíveis via microSD de 2 TB).

O BlackBerry DTEK50 possui câmeras de 13 MP (f/2.0) e 8 MP. O sensor traseiro possui recursos como foco por detecção de fase, flash Dual Tone e HDR, OIS para fotos e vídeos e os gravação de vídeos em Full HD nos dois sensores.

BlackBerry DTEK50 04

Do mais, o modelo possui sistema operacional Android 6.0 Marshmallow, dimensões de 147 x 72,5 x 7,4 mm e peso de 135 gramas, que abriga uma bateria de 2.610 mAh com modo Quick Charge 2.0. Além disso, um botão dedicado, o BlackBerry Convenience Key, pode ser programado.

 

A segurança no BlackBerry DTEK50

BlackBerry DTEK50 05

A BlackBerry afirma ter o smartphone Android mais seguro do mercado, e não poupam na hora de revelar evidências disso, principalmente ao sistema de notificação que alerta quando fazem fotos e vídeos a partir do dispositivo sem o nosso consentimento, conecta o microfone à distância ou acessa os contatos ou a localização do aparelho.

O softtware DTEK by BlackBerry for Android oferece ainda encriptação de fotos e dados bancários, e um software específico para armazenar senhas de forma segura, além de outros acessos e registros de segurança. A BlackBerry afirma que, desse modo, teremos pleno controle sobre nossos dados pessoais.

Mas nem tudo é segurança no BlackBerry DTEK50. Os canadenses também oferecem serviços para que o dispositivo seja adotado em empresas. Para isso, pré-instalou vários aplicativos de produtividade e plugins, como WatchDox by BlackBerry (para compartilhar documentos), Good Work (e-mail) ou BBM Protected (versão mais segura para comunicações nas empresas).

BlackBerry DTEK50 03

O novo BlackBerry DTEK50 já está em pré-venda nos Estados Unidos, com um preço sugerido de US$ 299.

BlackBerry DTEK50 06