BlackBerry-Smartphone-Topo

A Reuters informa que a BlackBerry vai utilizar o Android em uma nova linha de smartphones, o que seria uma mudança total de rumo dos canadenses, na tentativa de se manterem no mercado.

O modelo seria comercializado no outono, e contaria com um teclado físico deslizável, para oferecer ao usuário a experiência de uso de uma tela touch limpa, algo que se transformou no padrão do setor de telefonia, mas sem abandonar o clássico teclado QWERTY físico da BlackBerry.

A BlackBerry antes dominava o mercado profissional de smartphones, mas começou a perder terreno com a chegada do iPhone da Apple e o Android. Hoje, sua fatia de mercado é residual, e não alcança 1% do setor, o que provocou rumores sobre sua venda para a Microsoft ou Samsung.

Não está claro se a aposta pelo Android significaria o fim da linha de smartphones com o sistema operacional BB OS. A BlackBerry não comenta rumores ou especulações, mas garante que está comprometida com o seu sistema operacional focado na segurança e produtividade (palavras da empresa em resposta ao artigo da Reuters).

Ainda que a Blackberry utilize o Android, ela seguiria apostando no seu novo sistema de administração de dispositivos, o BES12, que permite aos clientes corporativos e governamentais gerenciar os dispositivos nas suas redes internas, garantindo o tempo de execução dos aplicativos.

Mas vamos ver o que o futuro reserva. É um movimento arriscado, mas pode ser a última tentativa da BlackBerry em se manter em um mercado mobile brutalmente competitivo. Vide o que aconteceu com a Nokia, e a desastrosa situação da HTC.