Vindo direto do BlackBerry Jam, que acontece nessa semana em Amsterdã (Holanda), vemos um novo smartphone especialmente criado para os desenvolvedores. Falamos do Dev Alpha C, um telefone que chega acompanhado do novo programa para desenvolvimento de ferramentas e aplicativos, a BlackBerry WebWorks SDK.

O conjunto tem como principal objetivo oferecer facilidades aos desenvolvedores interessados em implementar soluções para uma experiência de uso pensada com os teclados físicos, focados no novo BlackBerry Q10. Desta forma, o sistema oferecerá um suporte completo ao teclado físico, para poder assim criar acessos diretos, tal como estava sendo feito até agora, e conseguir “os mesmos resultados obtidos no teclado virtual do BlackBerry Z10”.

Vale lembrar que essa é uma tarefa bem difícil. Afinal de contas, na demonstração do lançamento do sistema operacional, vimos as sugestões de palavras sendo simplesmente “deslizadas” na linha de edição de textos através do teclado virtual. Seria possível algo que chegue próximo a isso no teclado físico? Vamos aguardar…

Via BlackBerry