Muitos disseram que a RIM precisava de um sistema operacional completamente novo para os seus smartphones, tal como foi feito com o PlayBook. E o nome do primeiro telefone da RIM com o sistema operacional QNX será BlackBerry Colt, que chegaria ao mercado no primeiro trimestre de 2012.

O problema é que, para que o terminal chegue ao mercado, eles terão que simplificar um pouco o software. E, para isso, eles não ofereceriam conectividade ao BES à princípio, o que deixaria os clientes corporativos de fora de tão interessante atualização. Em todo caso, se fala de uma alternativa de acesso ao Exchange por meio de uma versão do Microsoft ActiveSync, ainda que isso pareça ser um passo muito arriscado para a RIM, que perderia uma de suas armas mais fortes.

O smartphone estaria sendo testado com processadores de apenas um núcleo, e não com dois núcleos, como indicam alguns rumores. De qualquer forma, não duvidados que eles vão precisar de um processador muito bom para funcionar de forma correta, e em particular, conhecendo as animações que o QNX utiliza. De qualquer modo, a informação deve ser confirmada (ou não) pela RIM. Vamos aguardar.

via BGR.com