publicidade-blackberry

O BBM, popular aplicativo de mensagens da BlackBerry – agora, multiplataforma – evoluiu. Na semana passada, era anunciada a chegada dos stickers, e de uma loja onde era possível comprá-los, a BBM Shop. Além disso, de forma mais sigilosa, eles começaram a testar a inclusão de conteúdos promocionais e anúncios no BBM Channels, a parte social e pública do BBM. Isso significa que veremos anúncios em nossas conversas?

A resposta, que está publicada em um post no blog oficial da BlackBerry, é um contundente “não”.

Segundo a BlackBerry, “as conversas no BBM são intocáveis”, e a empresa alega que quer manter a experiência atual na comunicação do usuário com os seus amigos, família e colegas de trabalho, livre de qualquer anúncio.

A publicidade no BBM Channels

O BBM Channels sim, vai mostrar conteúdos publicitários e promocionais, três categorias:

* Localização destacada: os donos dos canais poderão pagar para incluir a sua publicidade na lista de Canais em Destaque.

* Convites patrocinados: os proprietários de um canal podem convidar aos usuários (especificando parâmetros como idade, localização e interesse), que podem aceitar ou recusar o convite. Para evitar que sejamos bombardeados com convites, o sistema limita o envio de três convites por usuário ao mês, e se algum desses convites for recusado, o canal em questão não pode mais enviar convites.

* Posts patrocinados: é parecido com o que acontece hoje no Twitter. Na aba de atualizações, o usuário vai ver o que publicam os seus contatos e os canais que eles assinam. Com os posts patrocinados, serão incluídas algumas atualizações etiquetadas como tal.

Ao que tudo indica, não será uma publicidade muito intrusiva, mas os convites podem ser algo que pode incomodar alguns usuários, mesmo com estas limitações. A BlackBerry garante que estas opções promocionais só serão oferecidas a um grupo seleto de marcas, e que serão muito restritas na hora de controlar a quantidade de publicidade que receberão os seus usuários.

Via BlackBerry (blog oficial)