emailmkt_01

Tal como aconteceu nos últimos anos (ou desde que o  blog existe), o TargetHD vai participar da Black Friday 2013, o (suposto) período de vendas por preços promocionais, que tem como objetivo mais esvaziar os estoques das lojas envolvidas para receber os produtos para as vendas do mês de dezembro. Vamos divulgar aqueles produtos que consideramos interessantes para você comprar (e para ganhar a comissão de venda, confesso). Mas antes, mais uma vez, fazemos aquele post para lembrar ao consumidor que as coisas no Brasil são bem diferentes do que nos Estados Unidos. E para compartilhar algumas novidades que podem beneficiar o consumidor na hora de fechar um melhor negócio.

Mais uma vez, participamos da Black Friday 2013 com aquele sentimento de que não será algo tão atrativo para o consumidor final. Não queremos ser pessimistas. Somos apenas realistas. Infelizmente, no Brasil, algumas empresas entendem que vale a lei do lucro a qualquer custo, e já esperamos as manobras já tradicionais de “ajustes de preços” antes da Black Friday começar. Mais uma vez, temos as promessas dos órgãos de defesa do consumidor, que informam que ficarão de olho nessa manobra, e que vai punir as lojas que adotarem tal prática.

Porém, até esses e-commerces serem efetivamente punidos, eles já ganharam a vantagem em cima dos usuários menos esclarecidos, obtendo o lucro da venda. De qualquer forma, vai aquele alerta: compare os preços desses produtos com aqueles cobrados no começo do mês, ou nos valores de tabela que nós já conhecemos. Quem acompanha o mercado de tecnologia mais de perto sabe qual é o valor sugerido dos produtos mais desejados. Logo, é seu dever fiscalizar e denunciar as lojas que estão trapaceando na Black Friday 2013.

Nosso compromisso no TargetHD é oferecer as ofertas que consideramos interessantes, e ofertar os produtos que entendemos que oferecem um desconto real em cima do valor sugerido para o produto. É claro que o consumidor não deve esperar milagres (pois eles não existem, como você bem sabe), mas afirmamos que mesmo que uma oferta não seja de uma loja que nos garanta a comissão de afiliados, nós divulgaremos em nossas contas do Twitter e Facebook a promoção que pode valer a pena a compra.

Em 2013, outro fator precisa ser levado em consideração pelo consumidor: as promessas feitas pelos e-commerces nacionais.

destaque

Ao longo dessa semana, os consumidores cadastrados nas diferentes lojas virtuais nacionais receberam e-mails com a garantia que a Black Friday 2013 brasileira será menos traumática do que a dos últimos anos. Meu conselho? Salve todos esses e-mails. Poderão ser muito úteis depois que a Black Friday acabar.

Afinal de contas, se você se sentir lesado por alguma dessas lojas, seja no processo de compra, no pós venda, ou nos preços adotados (algo que já discutimos nesse post), você tem ao menos algo que comprove que aquela loja em questão se comprometeu a oferecer u serviço de qualidade, com maior transparência e respeito ao consumidor. E, se não cumpriu isso, pode pagar pelas consequências.

Por fim, fique de olho nas ofertas milagrosas. Já comentamos no blog nessa semana que o Serasa Experian vai oferecer durante o final de semana da Black Friday 2013 o serviço de consulta ao CNPJ das lojas virtuais (clique aqui para saber mais). Logo, se você se deparar com alguma oferta considerada muito atraente, mas não conhece a loja que está oferecendo esse produto, não hesite em consultar o seu histórico antes de fechar o negócio. É melhor perder mais alguns minutos na consulta do que depois ter dias de dor de cabeça com uma fraude.

Essas são apenas algumas dicas que consideramos básicas. Na verdade, queremos que a Black Friday 2013 seja um sucesso para todos os envolvidos, principalmente para o consumidor. Porém, estamos no Brasil, onde os recentes casos de impunidade nos levam a ficar com um pé atrás com tudo. Ah, e antes de encerrar de vez com esse post, lembro a regra mais importante de todas: pesquise os preços! 

Não tenha preguiça em pesquisar os valores dos produtos oferecidos. É o seu dever, até mesmo pela sua saúde financeira.

Boa sorte para todos nós na Black Friday 2013. Vamos precisar…