650_1000_sony-the-interview

Os responsáveis pelo serviço de compartilhamento de arquivos BitTorrent se ofereceram voluntariamente para distribuir o filme ‘A Entrevista’, através do BitTorrent Bundle, um serviço já utilizado em anteriores ocasiões por artistas para publicar suas criações. A vantagem dessa tecnologia P2P é que ela é menos vulnerável aos possíveis ataques hackers.

No momento, a estreia mundial do filme está cancelada pela Sony, e essa alternativa pode ser a solução do problema para todos os envolvidos. A filosofia descentralizada do BitTorrent é muito interessante para esse tipo de propósito, e ainda que tal protocolo esteja associado tradicionalmente ao compartilhamento de conteúdos protegidos por direitos autoriais, seus criadores apresentam o Bundle como uma alternativa comercial legal para a distribuição de conteúdos, aproveitando as vantagens dessa tecnologia.

Por exemplo: a cantora Madonna utilizou esse serviço em 2013 para distribuir o curta-metragem SecretProjectRevolution. Na época, foi possível estabelecer uma barreira de pagamento para proteger o conteúdo e permitir a monetização do mesmo. A partir daí, os 170 milhões de usuários que utilizaram o protocolo em seus computadores se transformaram em nós dessas transferências, tornando a ação dos ciber-criminosos algo mais difícil.

O protocolo BitTorrent é utilizado em plataformas de grande escala, como Facebook e Twitter, e de acordo com Matt Mason, Chief Content Officer do BitTorrent, ‘é responsável por 40% do tráfego de downloads e uploads da internet todos os dias. É uma das colunas vertebrais da internet’.

Via FastCo