Desde quando o mundo é mundo, fazer o download de um torrent implicava em instalar um aplicativo local (seja no computador, smartphone, media player e derivados), com as complicações e inconvenientes que tal processo envolve. Mas, como tudo o que acontece no mundo da tecnologia, o sistema de downloads P2P evoluiu muito, dando um passo muito importante para o futuro. Que começa hoje.

Não é mais necessário instalar um único cliente de torrent específico. A partir de agora, se você tiver um simples navegador de internet instalado no computador basta. O BiTorrent Torque pode ser aberto pelo seu navegador de internet, e interpretado via JavaScript, e permite a configuração dos torrents para que eles sejam simples links de download, que se conecta na rede peer-to-peer de forma transparente.

Por enquanto, o aplicativo está em estado alfa, razão pela qual os usuários podem encontrar problemas ao usar a ferramenta online. Por isso, recomendamos que só as pessoas que conseguem manter a calma diante das falhas de determinados programas e aplicativos (confesso que não tenho essa paciência toda…) façam o teste do serviço.

De qualquer forma, essa é uma iniciativa muito interessante para essa tecnologia, que aparece com outras novidades vindas dos laboratórios BiTorrent, como por exemplo a possibilidade de compartilhar arquivos via “drag-and-drop”, e até a opção no futuro de realizar um streaming de vídeo de forma compartilhada, liberando recursos em seus servidores.

Se você não tem medo de sofrwares em estado alfa, não perca mais tempo: clique aqui para ver mais detalhes sobre o BiTorrent Torque.

Via BiTorrent Blog