Klingon

A Microsoft fechou uma parceria com a Paramount Pictures para oferecer aos Trekkies um modo de tradução considerado essencial para comunicações interplanetárias: o suporte para o idioma alienígena Klingon no Bing Translator. O recurso também foi adicionado para ajudar na promoção de lançamento do novo filme Star Trek: Into Darknes, que tem estreia mundial nos cinemas na data de hoje (17).

Tal como em outros idiomas mundanos disponíveis no Bing, é possível fazer a tradução do seu idioma de origem (no nosso caso, o português) para o Klingon, assim como o inverso, o que permite que alienígenas consigam compreender as bobagens que estamos falando. O recurso está disponível na página do Bing na internet, ou no aplicativo Bing Translator para o Windows Phone 8, que por sua vez estará disponível na próxima atualização do sistema operacional da Microsoft.

A Microsoft explica em detalhes como foi o processo de transição desse projeto em seu site MSDN.com, explicando tanto em inglês quanto em Klingon como eles chegaram ao resultado atual. O projeto foi feito em parceria com o Klingon Language Institute, e sua conclusão foi trabalhosa, em virtude da complexidade dos textos e do apuro feito nas transcrições desses textos.

A Microsoft também alerta que os fãs mais exigentes de Star Trek estão convidados a oferecer feedbacks sobre as traduções, enviando correções para a equipe responsável pelo projeto. A ferramenta de tradução foi inicialmente desenvolvida para entregar os textos traduzidos contando com a ajuda do Microsoft Translator Hub. A combinação dessa ferramenta com o Bing oferecem um resultado mais apurado nas traduções, mas eles mesmos reconhecem que seguem no desenvolvimento dessa ferramenta, com o objetivo de refinar os resultados.

Você também pode adicionar essa ferramenta de tradução no seu site, permitindo que os seus leitores (humanos ou alienígenas) possam traduzir seus textos para os respectivos idiomas desejados.

Tá, eu sei, você quer testar o recurso. Clique aqui para acessar o tradutor do Bing, digite qualquer coisa, e selecione no idioma de destino o idioma Klingon (Kronos).

Via Bing