android

Em recente entrevista para Chris Wallace da Fox News, Bill Gates revelou que está utilizando um smartphone Android.

Até aqui, surpresa zero. Gates faz o mesmo que 8 entre 10 usuários de smartphones. O que não é normal é ver o co-fundador da Microsoft promover uma plataforma rival em público. E esta é mais uma prova em como o Windows Phone/Mobile está morto e enterrado.

Não há recuperação possível a médio prazo para o Windows Phone, que tem cota de mercado nanica e que só sabe cair trimestre após trimestre. As previsões da Kantar é que 2017 vai acabar, e serão vendidos 1.1 milhão de smartphones com a plataforma, que terá uma cota de mercado de 0.1% e queda de 80% em um ano.

Gates reconhece que usa “um smartphone Android com uma grande quantidade de softwares da Microsoft”. Provavelmente é algum top de linha da Samsung mas com os apps do Office, OneDrive, Cortana, Outlook, Bing e outros como padrão.

Esta parece ser a nova estratégia da Microsoft: um Android com os seus apps. Deixar morrer o Windows Mobile, mas não abandonar o negócio da mobilidade. Seguir fazendo dinheiro com cada dispositivo Android vendido e seguir lançando apps e serviços para Android e iOS.

O Windows 10 com ARM pode ser outro pilar dessa nova estratégia, mas ainda vamos ver se ela vai se transformar em um muito especulado Surface Phone.

Questionado se usa um iPhone, Bill Gates respondeu um “não, iPhone não…”, com um sorriso nos lábios.

 

Via MSPowerUser