ctrl-alt-del

Todo e qualquer usuário de PC sabe nos dias de hoje pra que serve a combinação das teclas CTRL + ALT + DEL. Tá, 90% dos usuários de PCs sabem para que serve. Essa combinação de teclas pode solucionar (quase) todo e qualquer tipo de problema que você tiver em um computador com Windows. Porém, de acordo com uma recente declaração de Bill Gates para uma campanha da Harward, ele admitiu que a ideia inicial não era criar uma combinação de teclas para forçar uma reinicialização do sistema operacional.

Segundo Gates, “foi um engano… nós gostaríamos de ter uma única tecla (para forçar a reinicialização do sistema operacional), porém, o responsável pelo design do teclado da IBM não queria nos dar essa simples tecla”. Então, o engenheiro David Bradley criou a tal solução de acionamento simultâneo das teclas Ctrl + Alt + Delete, que é utilizada até hoje nos PCs.

Nas versões mais recentes do Windows, essa sequência passou a chamar a tela do Gerenciador de Tarefas, onde o usuário pode escolher fechar o programa problemático, verificar quais os recursos estão paralisados e encerrá-los, ou até mesmo simplesmente forçar a reinicialização do sistema operacional, tal como era feito nas primeiras versões do Windows.

Vamos admitir: foi muito melhor assim. Imagine se fosse oferecida a tal tecla única para reinicialização do sistema. Quantas vezes nós já teríamos acidentalmente reiniciado nossos computadores ao longo dos anos? No final das contas, a combinação estabelecida por Bradley é uma das coisas mais inteligentes já criadas na era da computação moderna, e deve perdurar por muitos e muitos anos.

Via Ubergizmo