O meme agora é um fragmento oficial da história da cultura ocidental, pelo menos na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A entidade faz o registro das manifestações históricas e culturais dos Estados Unidos, e lançou o novo projeto Web Cultures Web Archive Collection, site que classifica e seleciona as mostras mais transcendentes do momento histórico digital que vivemos. E aqui inclui vários memes.

A ideia do projeto surgiu depois de ver como os jovens de novas gerações teriam mais interesse por memes do que antigas tradições norte-americanas, criando assim uma nova categoria de documentação.

As regras para entrar nessa coleção são simples: as manifestações devem representar uma expressão de valores compartilhados de um grupo particular (étnico, religioso, ocupacional ou regional).

Deve existir uma forma cultural para transmitir e compartilhar essas manifestações, seja de geração em geração ou no dia a dia. Por isso que o projeto nesse momento é composto apenas de sites web que impulsiona a cultura do meme.

O esforço por parte da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é notável, mas o Know Your Meme existe há tanto tempo…

 

Via Web Cultures Web Archive Collection