barack-obama-ensino

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou um anova iniciativa onde o governo daquele país pretende investir US$ 4 bilhões para melhorar e expandir os programas de educação dedicados à informática nas escolas. Os curso vão desde a pré-escola até os 17-18 anos de idade.

A proposta quer fazer parte dos planos que o governo vai apresentar no Congresso norte-americano em breve, e solucionará as limitações dos programas atuais, que só cobrem as necessidades de um quarto das escolas. Para acessar tais fundos, os estados que desejam participar devem preparar um programa de pelo menos cinco anos, onde deve ficar especificado o tipo de formação de informática que serão implantados e os meios necessários para isso, e no caso de concedidos esses fundos, eles serão divididos em um período de três anos.

No programa também se reservam US$ 100 milhões destinados a criar iniciativas adicionais para melhorar essa formação educacional a todos os tipos de estudantes, incluindo as minorias, premiando a criação de iniciativas menores que podem ser aplicadas por todo o país.

A iniciativa se chama “Computer Science for All”, e deve ajudar a solucionar a enorme demanda de profissionais do setor tecnológico. Segundo a Casa Branca, em 2015, mais de 600 mil postos de trabalho nesse setor não foram preenchidos.

Via Whitehouse.gov