650_1000_3035196-inline-s-1-baidu-eye-google-glass-without-glass

Em abril de 2013, a Baidu anunciou que estava desenvolvendo óculos inteligentes, no estilo do Google Glass. A empresa trabalhava em um projeto que era mais experimental, sem tantas aspirações para ser um produto final. Pois bem, o tempo passou, e pudemos constatar que eles mudaram de ideia, apresentando o Baidu Eye.

A gigante chinesa de buscas decidiu dar um foco diferente ao projeto, já que o Baidu Eye é um óculos que não tem tela integrada. Ele é um acessório que se apóia na cabeça, da mesma forma que faríamos com os óculos, mas que é capaz de reconhecer vozes e gestos através de sua câmera (instalada na perna direita) e microfone integrado. Por exemplo, se desenhamos um círculo com nossos dedos sobre um objeto, ele será reconhecido pelo Baidu Eye.

650_1000_3035196-inline-s-2-baidu-eye-google-glass-without-glass

Para que o produto funcione, ele precisa trabalhar em conjunto com smartphone, que fornece a conectividade e acesso às consultas na nuvem. A tecnologia aplicada na câmera é capaz de reconhecer objetos – plantas, roupas, alimentos, etc -, além de registrar fotos e vídeos.

Fazer um dispositivo sem tela é mais simples, mas barato e com maior autonomia de uso. As respostas às nossas ações chegariam através dos fones de ouvido, ou da tela do nosso smartphone.

Sem ter uma data oficial para ser comercializado, tudo indica que ele será um produto que só vai aparecer ao mercado em 2015, sendo altamente orientado para o setor do comércio, para identificação de objetos nas compras. O vídeo abaixo mostra o produto em funcionamento.