sony-xperia-z1-01

Ao longo de 2013, a Sony mostrou que sabia sim fazer smartphones, e sem a ajuda da Ericsson. Foram lançamentos de destaque durante todo o período, e para encerrar o ano, eles apresentaram ao mundo o Xperia Z1, um dos smartphones Android mais completos do mercado. O modelo é um top de linha autêntico, com especificações técnicas de grande porte, uma ótima câmera e é até resistente a água.

Apesar do Sony Xperia Z2 já ser uma realidade, é o Xperia Z1 o modelo mais completo do portfólio brasileiro da Sony nesse momento, e é um dos modelos mais procurados no TargetHD. Logo, merece ser analisado com mais detalhes.

Sobre o Produto

O Sony Xperia Z1 é o último lançamento dos japoneses no seu portfólio de smartphones no Brasil. É o modelo mais avançado da linha Xperia, recebendo toda a assinatura de design já reconhecida pelos usuários e entusiastas de tecnologia, mas com uma proposta de smartphone top de linha em todos os sentidos.

O modelo reforça também a proposta de interface de usuário da Sony, com vários recursos visuais que atraem os olhares daqueles que desejam um smartphone mais descolado. Sem falar na série de recursos multimídia integrados no dispositivo. Para garantir que tudo funcione da melhor forma possível, o Xperia Z1 oferece elevados recursos de hardware, para uma melhor performance.

Características

sony-xperia-z1-02

O detalhe que mais chama a atenção no Sony Xperia Z1 é a sua câmera, que segundo a própria Sony, “é a melhor câmera para um smartphone Android do mundo”. E essa afirmação não está muito distante de ser verdadeira: afinal de contas, estamos diante de um sensor de 20.7 megapixels com as lentes Sony G Lens, processador BIONZ e recurso SteadyShot, para captura de vídeos debaixo d’água. Particularmente, não conheço nenhum sensor de smartphone Android que seja tão completo quanto esse.

Sua resistência a água é outro ponto de destaque. O Xperia Z1 possui vidro temperado nas partes frontal e traseira, protegendo os componentes internos da poeira e de jatos de baixa pressão, além de permitir que o smartphone seja submerso em profundidades de até 1.5 metro, por até 30 minutos.

No seu design, o Xperia Z1 é simétrico em todos os seus ângulos, prometendo assim uma pegada mais agradável. Complementa essa proposta uma tela de 5 polegadas em Full HD com 441 pixels por polegada, que é uma das melhores dentro da sua categoria, um processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core, de 2.2 GHz, e todo um conjunto de recursos avançados, que entregam uma experiência de uso completa e diferenciada.

sony-xperia-z1-04

Prós

– Um smartphone top de linha: o Xperia Z1 possui um dos mais completos conjuntos técnicos disponíveis hoje entre os smartphones da sua categoria. É um dos melhores telefones que o seu dinheiro pode comprar.
– Resistência: a Sony adicionou soluções que fornecem uma maior segurança e qualidade para diferentes situações. Em particular, água e poeira não vão afetar o dispositivo, o que é algo sempre positivo.
– Sua câmera de 20.7 megapixels: a Sony fala com certa propriedade que a câmera do Xperia Z1 é “a melhor câmera em um smartphone Android do mercado”. De novo: dificilmente você vai encontrar um conjunto de recursos técnicos tão completo e elevado em outros dispositivos.

Contras

– Preço: é um smartphone top de linha, mas é um smartphone bem caro, custando um pouco mais do que os seus concorrentes diretos de categoria. A compra vale apenas se você realmente faz questão de ter os diferenciais oferecidos pela Sony. Caso contrário, existem aparelhos que custam menos, com um desempenho similar.
– O Xperia Z2 existe: o tempo passou, e a Sony apresentou na Mobile World Congress 2014 o Xperia Z2, que não só é uma evolução técnica do Xperia Z1 (em alguns pontos, não em todos), como também faz um polimento nos seus recursos, principalmente na função de fotos embaixo d’água. Dependendo do seu nível de exigência, será um melhor negócio esperar pelo Xperia Z2. O problema é o preço que ele deve chegar ao Brasil… mas isso é outra história.

Relação Custo/Benefício

sony-xperia-z1-03

O Sony Xperia Z1 é um dos melhores smartphones de 2013, e ele é uma excelente opção de compra, principalmente para aqueles que desejam usufruir dos seus recursos e diferenciais. Porém, devemos levar em conta que a compra nesse caso deve ser encarada como um investimento, já que o seu custo é consideravelmente elevado.

Para aqueles que vão aproveitar de forma consciente todos os benefícios oferecidos pelo modelo da Sony, a escolha parece ser certa e definitiva. Porém, para a maioria dos usuários, pode ser mais vantajoso comprar um produto mais simples e com um preço menor, mas que oferece uma experiência de uso muito próxima, principalmente para as atividades mais cotidianas.

De qualquer forma, o Xperia Z1 é um baita smartphone. Se o seu limite do cartão de crédito permite que você embarque nessa aventura financeira, tudo o que eu posso dizer é: considere a compra.

Nota Final: 7.8/10

Desempenho: 10
Design: 8
Funcionalidades: 9
Preço:  6
Relação Custo/Benefício: 6

04-botao-clique037-180.jpg