Samsung-ATIV-Book-6-01

Em 2013, eu precisei trocar o meu computador. Não que o antigo modelo estivesse com algum problema, ou não estivesse mais funcionando. Apenas entendi que precisava fazer o que faço hoje (abastecer três blogs, editar vídeos de review e podcasts) de forma mais ágil e com maior qualidade. E aproveitando uma das promoções da madrugada dos e-commerces nacionais, acabei comprando para o meu uso profissional um notebook Samsung ATIV Book 6 (670Z5E-XD1), um modelo lançado pelos coreanos em 2013, e que atendia bem as minhas necessidades, na teoria.

Sobre o Produto

O Samsung ATIV Book 6 faz parte da nova família de portáteis da Samsung lançada em 2013. Pode ser considerado um modelo intermediário, mas com características de computador de linha alta. Um bom processador Intel Core i5 de Terceira Geração, 1 TB de HD, 8 GB de RAM (com possibilidade de expansão para até 16 GB de RAM), tela de 15.6 polegadas, portas USB 2.0 e 3.0, entre outros fatores que influenciaram na compra.

A ideia da Samsung é oferecer um produto de alta qualidade, com especificações técnicas ajustadas para uma alta performance, um design refinado e características que (na teoria) podem bater de frente com os principais modelos de notebooks do mercado. Sem falar que, assim como acontece nos dispositivos móveis, a Samsung oferece toda uma experiência de uso personalizada, alinhando alguns recursos do notebook para uma melhor conexão com smartphones e tablets da empresa.

Principais Características

Samsung-ATIV-Book-6-03

O Samsung ATIV Book 6 se destaca por ser um notebook pensado naqueles que querem produzir conteúdos (é o meu caso). A ampla tela de 15.6 polegadas oferece uma visualização mais confortável dos elementos na tela, apesar dessa tela não ser Full HD (ficando nos 1366 x 768 pixels), o que pode incomodar aqueles que buscam um equipamento para atividades gráficas e visuais (edição de vídeos e jogos).

Mesmo assim, é uma tela mais que suficiente para blogueiros, jornalistas e editores de conteúdo online e offline. Aumenta de forma considerável a área de visualização da interface do Windows, além de oferecer uma visualização plena dos aplicativos e área de edição de textos. Sem falar que é um dos poucos notebooks do mercado a contar com duas GPUs (AMD Radeon e Intel HD Graphics), que se alternam de acordo com as atividades realizadas no notebook.

Samsung-ATIV-Book-6-02

Outro fator que reforça a proposta de produto pensada nos produtores de conteúdo está no seu teclado, que além de ser retroiluminado, conta com teclas bem espaçadas, e com uma altura perfeita para uma digitação precisa e confortável. Minha produtividade na digitação de textos aumentou de forma considerável, e com uma curva de adaptação relativamente baixa. Até mesmo os usuários menos experientes não terão dificuldades em se adaptar ao teclado do Samsung ATIV Book 6.

Além disso, a Samsung adiciona diversos softwares exclusivos e personalizados, para que a vida do usuário fique mais prática ao utilizar o computador. Porém, isso não acontece na prática. Os aplicativos complementares dos coreanos mais atrapalham que ajudam, e em alguns casos, até comprometem o desempenho geral do equipamento. Recomendo a desinstalação desses softwares, para que o Windows 8 consiga trabalhar de forma mais limpa.

Também é importante lembrar que o ATIV Book 6 é um notebook já adaptado para esse novo momento do armazenamento online, ou seja, não há uma unidade de CD/DVD integrada ao notebook. Se você precisar instalar um software em DVD (Microsoft Office, por exemplo), ou você instala uma unidade de mídia externa, ou você faz o download do instalador para execução dentro do próprio notebook.

Samsung-ATIV-Book-6-04

Prós

– Notebook fino: a ausência de uma unidade de CD/DVD faz com que o produto seja um dos mais finos da sua categoria. Não seja a ser um ultrabook, mas é o suficiente para permitir um uso mais confortável.
– Pensado nos produtores de conteúdo em texto: o conjunto de tela de 15.6 polegadas e teclado com teclas bem espaçadas e retroiluminadas, oferecem um resultado excelente para aqueles que trabalham com a produção de textos ao longo do dia.
– Silencioso: você não ouve nenhum ruído vindo dos componentes internos do equipamento, muito menos do seu ventilador interno, que pode trabalhar o tempo todo sem te incomodar.
– Ótimos alto-falantes internos: com a ajuda da JBL, o ATIV Book 6 possui alto-falantes de boa qualidade, ou pelo menos com uma qualidade superior em relação a maioria dos notebooks disponíveis no mercado.
– Gráficos “dual”: o equipamento conta com duas GPUs, que podem ser alternadas, de acordo com as suas necessidades.
– RAM expansível: se assim desejar (ou necessitar), o usuário pode expandir a quantidade de RAM em até 16 GB de forma bem simples (abrindo um módulo exclusivo na parte inferior do produto), um diferencial muito interessante para quem precisa de memória de sobra para suas atividades.

Contras

– Não possui unidade interna de CD/DVD: se você precisa instalar programas que estão em DVD, pense em uma unidade externa, para evitar problemas no futuro.
– Muitos programas pré-instalados que não servem para nada: parece ser uma tradição da Samsung oferecer um monte de crapwares, ou de programas pré-instalados que só carregam o processo de inicialização do sistema operacional, consumindo recursos de hardware (principalmente RAM). Totalmente dispensáveis. Recomendo fortemente a desinstalação de alguns deles, para um desempenho geral satisfatório.
– HD de 1 TB, mas com velocidade de 5.400 RPM: do que adianta ter muito espaço para armazenar conteúdos de diferentes volumes, quando o seu disco rígido não acompanha a velocidade de execução que o produto promete (ou que o usuário espera)? Isso compromete no desempenho geral do produto. Um HD de 500 GB ou 750 GB com 7.200 RPM é uma relação custo/benefício muito melhor.
– Problemas com a atualização para o Windows 8.1: uma importante ressalva é que alguns usuários (eu, inclusive) detectei dificuldades na atualização do sistema para a nova versão do sistema operacional da Microsoft. Muitos usuários detectaram a paralisação completa do update na fase final do processo, e alguns alegam que isso aconteceria por um conflito na detecção das duas GPUs presentes no equipamento. É possível que, quando você estiver lendo esse post no futuro, a Samsung já tenha encontrado uma solução para isso. De qualquer forma, é interessante ficar de sobreaviso.

Relação Custo/Benefício

Samsung-ATIV-Book-6-05

O Samsung ATIV Book 6 possui uma boa relação custo/benefício, desde que o cliente saiba exatamente para aquilo que deseja (ou espera) do equipamento. A maioria dos usuários casuais entenderão que o produto é mais do que suficiente para atender todas as suas necessidades mais básicas no equipamento. É um computador confortável para o uso, com uma ampla tela, e um desempenho relativamente ajustado.

O produto é recomendado para produtores de conteúdo em texto, e até mesmo para quem pretende produzir conteúdos de vídeo e áudio de forma casual. Algumas restrições/implementações adotadas pela Samsung nos quesitos de hardware e software podem trazer alguns desconfortos para usuários mais exigentes. Por outro lado, são limitações passíveis de serem contornadas com soluções simples, com a intervenção do próprio usuário.

Nota Final: 8/10

Desempenho: 8
Design: 9
Funcionalidades: 8
Preço: 7
Relação Custo/Benefício: 8

04-botao-clique037-180.jpg