kindle-02

O primeiro post desse novo segmento do blog será sobre um produto que testei por pelo menos dez dias. O Kindle sempre foi um “objeto de desejo” meu (apesar de não ser algo que fosse uma prioridade de compra), mais pela curiosidade sobre como o produto funciona, e principalmente, para entender por que ele é o eReader mais vendido do planeta. Depois de dez dias de testes, eu tive a minha resposta. A seguir, passo os meus argumentos.

Sobre o Produto

O Kindle Wi-Fi de 6 polegadas é considerado, nesse momento, o modelo mais básico de eReaders da Amazon, e consequentemente, é o mais barato também. Não é o produto que começou todo o império de Jeff Bezos no segmento, mas é altamente inspirado nos primeiros modelos lançados antes. É o produto da empresa que introduz qualquer pessoa ao mundo dos leitores de livros eletrônicos.

Além disso, é a porta de entrada para qualquer usuário ao acervo de livros digitais da Amazon. Muitas pessoas começaram a consumir outros produtos da maior loja de e-commerce do mundo porque, em um belo dia, depois de comprar tantos livros da Amazon, decidiu comprar o eReader deles. E substituir os livros de papel por um gadget que pode ser levado no bolso da calça (dependendo do tamanho do bolso, é claro).

Principais Características

kindle-04

O que mais chama a atenção no Kindle é a sua portabilidade. É um gadget fino e leve. Aliás, muito fino, e muito leve. Não há desculpas para nenhuma pessoa deixar o seu Kindle em casa, pois ele não vai produzir volume e peso no meio das coisas que você leva todos os dias nas jornadas de trabalho e estudo. Sem falar que o dispositivo é muito confortável nas mãos. Você pode ler por muitas horas, e o Kindle não causa fadigas por conta desse uso prolongado.

Por conta disso, o Kindle é a alternativa perfeita para os fãs de leitura, e uma ótima opção para alguns casos específicos. Por exemplo, estudantes de universidade, que precisam carregar alguns livros volumosos todos os dias (ou na maior parte do tempo), pode substituir a versão física pela versão digital, reduzindo esse peso. Sem falar que, se você tem os seus livros de cabeceira, é muito melhor levar o Kindle na viagem de férias do que dois ou três livros, que pesam um bocado.

Sua tela E Ink Pearl é outra característica marcante do Kindle. Além de permitir a leitura plena em ambientes muito iluminados (por exemplo, na praia, sob o sol) ou com uma iluminação artificial de boa qualidade, essa mesma tela faz com que a autonomia de bateria do produto seja muito elevada, onde um usuário com um hábito de leitura de 30 minutos por dia consiga alcançar o um mês de uso sem precisar recarregar o dispositivo.

Além disso, o usuário conta com a praticidade de salvar livros no dispositivo através do download via Wi-Fi (a partir dos títulos adquiridos pela Amazon), ou transferindo os livros e textos do computador para o Kindle (alguns deles necessitando de uma conversão prévia).

kindle-03

Prós

– É um produto barato: entre os seus principais concorrentes, tem o preço mais competitivo, e se você der sorte, ainda pode encontrar algumas promoções nos e-commerces nacionais.
– Uma biblioteca virtual ampla, com valores em reais: a Amazon consegue oferecer um interessante acervo de livros digitais, para atender a todos os gostos e necessidades.
– Portabilidade: levar ele para qualquer lugar não será um problema para você.

Contras

– Inserção de dados pouco eficiente: comprar um produto com preço acessível resulta em algumas limitações. Uma delas é não ter uma forma de entrada de informações mais ágil. Tudo se resume a um teclado, onde com o auxílio do cursor, você precisa inserir um caractere por vez.
– Tela sem retro iluminação: de novo, mais uma característica que é sacrificada pelo baixo custo. Tenha sempre alguma fonte de luz para leituras noturnas.
– Pouco útil se você tem um tablet: para usuários multitarefa, que já estão habituados a utilizar o seu tablet como leitor de livros eletrônicos, o Kindle (ou qualquer outro eReader) se torna um produto quase obsoleto.

Relação Custo/Benefício

kindle-05

O Kindle é um produto excelente para o que ele se propõe a fazer. Ele é um bom leitor de livros eletrônicos, que atende as necessidades mais básicas dos usuários que adotaram a leitura como uma das principais atividades diárias. Para muitos, podem não substituir a experiência de leitura em um livro físico, mas é uma ótima alternativa para tornar o processo mais moderno, confortável e prático.

Porém, se você já tem um tablet, e está acostumado a ler seus livros nesse dispositivo (mesmo levando em consideração as desvantagens que uma tela de tablet oferece), a migração para um eReader (não importa qual) pode ser algo desnecessário. Em um mundo onde muita gente vive a era da convergência, utilizando produtos multitarefa, não fará muito sentido ter um produto dedicado exclusivamente para a leitura.

Logo, é fundamental cada um observar em qual cenário se encaixa antes de adquirir o produto.

Nota Final: 8.6/10

Desempenho: 7
Design: 10
Funcionalidades: 7
Preço: 9
Relação Custo/Benefício: 10