img1

Em setembro de 2013, a Apple apresentou não apenas um, mas dois novos iPhones. O iPhone 5s, que foi uma atualização do iPhone 5, com algumas melhorias técnicas e o novo iOS 7, e o iPhone 5c, uma versão mais simples do smartphone, que muitos acreditavam que seria o telefone de baixo custo da empresa de Cupertino, mas que, na verdade, só é de baixo custo para a própria Apple. Deixando esse aspecto de lado, o modelo também aparece como uma alternativa para quem quer uma proposta mais “jovial e personalizada” do iPhone. Nesse post, vamos observar os seus pontos positivos e negativos, características, e sua relação custo/benefício.

Sobre o Produto

img5

O iPhone 5c é considerada a sétima geração do iPhone (ao lado o iPhone 5s), se visto pela sua sequência de lançamentos. Na prática, é uma variante completamente inédita do smartphone da Apple, que combina elementos do passado e do presente para oferecer um smartphone mais descolado e jovial para os usuários. Aliás, é sempre bom lembrar: a própria Apple não considera o iPhone 5c um “iPhone de baixo custo”. Logo, ele é o “iPhone colorido”.

O objetivo da Apple com esse lançamento é “se aproximar” do desejo dos seus consumidores, que queriam um dispositivo que tivesse mais a sua cara. Até porque a própria Apple estava perdendo público para os seus concorrentes em mercados localizados, e essa foi a forma da empresa dizer “estamos ouvindo vocês”.

Principais Características

img7

A principal característica do iPhone 5c é, definitivamente, o fato dele ser colorido. É a maior gama de cores disponíveis para o smartphone da Apple desde o seu lançamento (cinco opções de cores), oferecendo assim um leque maior de alternativas para o consumidor. Além disso, a nova proposta pode ficar ainda mais diversificada nas suas combinações de tonalidades, uma vez que temos os cases coloridos de silicone, que podem ser utilizados com o smartphone (apesar de minhas ressalvas sobre esse item).

Outra característica do iPhone 5c é a sua construção. O smartphone está abrigado em um corpo único de plástico, cujas bordas alcançam a tela do smartphone, dando uma aparente sensação de solidez e melhor acabamento ao produto. Além disso, quando vistos “ao vivo”, os telefones estão visualmente mais vistosos e bonitos do que os renders oficiais da Apple. E esse é um ponto muito positivo.

iphone-5c-02

Do mais, nas suas características técnicas, é melhor pensar no iPhone 5 em um corpo feito de plástico. As mesmas especificações de hardware estão presentes, com algumas poucas melhorias. Talvez a principal novidade para os usuários brasileiros seja a presença do 4G compatível com as redes nacionais, algo que até hoje não é possível com o iPhone 5 vendido no Brasil. Além disso, algumas melhorias na bateria e recursos otimizados da câmera traseira iSight de 8 megapixels complementam alguns dos destaques técnicos recebidos pelo iPhone 5c.

Prós

– É mais barato que o iPhone 5s: mesmo que o preço não seja exatamente aquele que podemos dizer “nossa, que espetacular”, o iPhone 5c ainda é mais barato que o iPhone 5s, e isso certamente fará a diferença para muitos interessados na compra do smartphone.
– Um iPhone com carcaça colorida e personalizada: você pode mudar a aparência externa do seu iPhone com facilidade, através das capas coloridas de silicone propostas pela própria Apple. Além disso, um iPhone colorido vem de encontro ao desejo de muitos usuários, que querima deixar o seu telefone da Apple com a sua cara.
– O iOS 7: o novo iPhone 5c já vem com a nova versão do sistema operacional da Apple. Ou seja, na teoria, o telefone já vem devidamente ajustado ao novo sistema, e com a perspectiva de uma performance mais ajustada para o conjunto hardware + software.

Contras

– É um smartphone caro (no Brasil): tudo bem que os produtos da Apple são tradicionalmente mais caros em nosso país. Mas isso não é desculpa para esse smartphone ter preço inicial sugerido de R$ 1.999. Ainda é salgado demais.
– É “um iPhone 5 de plástico”: a Apple dá o “pulo do gato”, oferecendo ao mercado um smartphone com um custo de fabricação menor (já que o policarbonato é um material mais barato do que o metal utilizado no iPhone 5), mas com um preço que, aqui no Brasil, é supervalorizado. Até mesmo lá fora: por “apenas” US$ 100 a mais, você já pode levar para casa o iPhone 5s, que possui diferenças consideráveis.
– Os cases coloridos: eu sei, ninguém é obrigado a comprar ou usar esses cases. Mas a simples existência deles é algo vergonhoso.

Relação Custo/Benefício

ilife_hero

Mais uma vez, esse item pode variar de pessoa para pessoa. Eu vejo o iPhone 5c uma boa alternativa para quem quer ter o seu primeiro iPhone (e pode pagar o preço cobrado pelo modelo), ou para quem pensa em trocar o seu atual iPhone 4 por um modelo mais atualizado. Levando em consideração que o iPhone 5 praticamente foi extinto do mercado, essa é a opção “plano B” para muita gente.

Também pode ser uma boa alternativa para os usuários mais descolados, para os jovens, ou para aqueles que há tempos queriam um iPhone colorido. Nesse aspecto, entendo que o iPhone 5c cumpre a sua missão de ao menos chamar a atenção desses grupos específicos de usuários, oferecendo uma alternativa que se alinhe aos gostos e necessidades deles.

Por outro lado, como geek, o iPhone 5c talvez não seja a melhor escolha, justamente pela proposta visual do produto. O novo iPhone colorido não caiu no gosto de todos (a prova disso é que sua produção foi cortada pela metade, supostamente pelas vendas abaixo do esperado pela Apple), e mesmo oferecendo um conjunto técnico equilibrado, muitos usuários devem preferir um dispositivo com um ar mais sóbrio. Não quero aqui dizer que o iPhone 5c é um produto ruim. Pelo contrário: para o que se presta, é bem competente. O problema é que ele cai na regra do “quem não vê cara não vê coração”.

Nota Final: 7.4/10

Desempenho: 9
Design: 7
Funcionalidades: 8
Preço:  6
Relação Custo/Benefício: 7

04-botao-clique037-180.jpg