Seagate Expansion-03

Vivemos a era do armazenamento na nuvem. O “cloud computing” é a tendência do momento e para o futuro, e fatalmente ou você já está utilizando tal alternativa, ou ainda vai usar um dia (ou já usa, e não sabe). O problema é que ainda é complicado utilizar o armazenamento na nuvem para arquivos de grande porte, como softwares instaladores, grandes lotes de música e vídeos. A nossa internet não ajuda muito na hora de enviar arquivos para tais serviços. E é nessas horas que o HD Portátil Seagate Expansion 1 TB USB 3.0 aparecem para salvar a sua vida.

Recentemente, aproveite uma dessas promoções que eventualmente aparecem na internet para adquirir uma unidade desse HD, e vou relatar as minhas impressões do produto nesse post. Não só descobrir se ele pode ser o parceiro ideal para quem precisa fazer backups mais complexos de arquivos do computador, mas principalmente se ele realmente é capaz de fazer isso mais rápido que os HDs externos convencionais. Nesse caso, o importante não é só o armazenamento, mas sim, um armazenamento mais rápido e eficiente.

Sobre o Produto

Este é mais um HD externo portátil da Seagate, que tem uma grande tradição nesse setor. Foram vários produtos da marca que já testamos aqui no TargetHD, e muito por conta dessa experiência positiva que tive com todos eles é que decidi por comprar esse modelo. Isso, e a relação custo/benefício que o modelo apresenta com o preço reduzido (mas falo disso mais adiante).

Nos dias de hoje, todo geek precisa de uma unidade de armazenamento externa E portátil. Dou ênfase para os dois itens, pois fazer um backup dos seus dados mais importantes é algo obrigatório, principalmente quando são dados que foram produzidos por nós. Quanto ao quesito mobilidade, essa é uma tendência da tecnologia atual. Ninguém mais quer passar o dia trabalhando em um escritório ou em casa. As pessoas estão produzindo mais e mais em qualquer lugar, e os principais lançamentos do mundo tech são pensados na mobilidade do usuário.

Principais Características

Seagate Expansion-01

Com tudo o que já foi dito nos parágrafos anteriores, é redundante dizer que o Seagate Expansion é um produto pequeno e leve. Mesmo assim, vale como registro ilustrativo que esse HD é consideravelmente mais leve que todos os modelos de HDs externos do tipo “frankenstein” (montados a partir de um case externo com um HD SATA de um notebook, no esquema Faça Você Mesmo) que tenho aqui no escritório. Ele chega a ser leve o suficiente para se passar por um SSD em case (que também testamos recentemente no blog).

Porém, isso acontece porque a sua carcaça externa é, basicamente, de plástico. Para os mais exigentes, isso pode significar um ponto negativo, pois o produto passa a não ser tão seguro em casos de quedas acidentais – o que pode ocasionar a perda de dados. Por mais cuidado que você possa ter ao utilizar o produto todos os dias, é algo que infelizmente pode acontecer, e como estamos falando de um produto que você tende a levar de um lado para outro, as chances de um acidente desse tipo são grandes.

Seagate-Expansion-04

Fora isso, ele é compacto o suficiente para ser levado consigo em qualquer lugar. E você vai querer levá-lo para qualquer lugar, pois no quesito transferência de dados, ele cumpre o que promete. Com essa grande capacidade de armazenamento, você pode fazer o backup completo da maioria dos computadores disponíveis no mercado (que variam no seu armazenamento entre 500 GB e 1 TB, na sua maioria), tanto de forma manual como com a ajuda dos softwares já disponíveis pela Seagate para gerenciamento desses backups.

E como praticamente todos os computadores vendidos recentemente contam com portas USB 3.0, toda a transferência de dados é feita (pelo menos) na metade do tempo que você gastaria com o seu HD externo tradicional na porta USB 2.0. E essa é uma vantagem que você não quer perder: a economia de tempo.

Um detalhe importante: muita gente pode querer utilizar o Seagate Expansion para armazenar os seus arquivos de vídeo para reproduzir em sua TV, seja pela porta USB do televisor ou pelo media player, que pode identificar arquivos de vídeo e legendas na mesma pasta. Verifique se o produto que vai reproduzir esses vídeos é compatível com o padrão de porta do HD externo da Seagate, pois pelo menos comigo, esse modelo de 1 TB apresentou problemas, tanto por conta do tamanho do arquivo, quanto pelo padrão da porta. Em vários momentos, o meu media player (Xtreamer) não conseguiu identificar o HD conectado nele, e por conta disso, eu fui obrigado a utilizar o produto como uma unidade de backup dos meus arquivos principais, e nada mais.

Prós

– Preço: o valor cobrado pelo Seagate Expansion é bem competitivo, mesmo quando o produto não está em uma promoção de um e-commerce. Vale o investimento pago, levando em consideração a garantia de fábrica, e pelo fato de ser um produto de marca conhecida.
– Produto cumpre o que promete: o Seagate Expansion efetivamente faz o armazenamento dos seus dados mais rápido. Poder armazenar uma maior quantidade de dados – e com maior velocidade – faz toda a diferença no uso diário.
– Um produto leve e compacto: quem vai adquirir um HD externo desse porte quer poder transportá-lo para qualquer lugar, sem maiores dificuldades. Nesse aspecto, o Seagate Expansion é uma das melhores opções. Levar o produto na mochila, no bolso ou na pasta do trabalho não vai significar problemas para você.

Contras

– Carcaça de plástico: tudo bem, tal escolha torna o produto mais leve e mais barato no seu preço final. Porém, também torna o dispositivo mais frágil em relação às quedas e pequenos acidentes. É fundamental que você redobre o cuidado no uso do produto e no seu transporte.
– Limitação de uso com alguns dispositivos: tal como foi relatado mais acima, esse modelo apresentou dificuldades de operação e/ou inoperância completa com outros dispositivos de multimídia, por conta de suas diferenças técnicas (principalmente pela presença da UBS 3.0).

Relação Custo/Benefício

Seagate Expansion-02

Muito boa. O Seagate Expansion de 1 TB vale o quanto custa, e cumpre o que promete. Para quem já estava pensando em adquirir um produto desse porte para armazenamento dos seus dados mais importantes (ou de maior volume), essa é uma excelente opção, pois permite que você faça o backup desses arquivos de forma mais rápida e eficiente. Mesmo para os usuários que não são muito íntimos com o mundo da tecnologia, o produto é altamente recomendado, pois oferece as ferramentas para que o backup de dados seja feito de forma intuitiva e prática. E o mais importante: com maior velocidade, graças à USB 3.0.

Nota Final: 8.6/10

Desempenho: 9
Design: 8
Funcionalidades: 8
Preço:  9
Relação Custo/Benefício: 9

04-botao-clique037-180.jpg