charleston-free-wi-fi-flickr

Segundo a rede de TV CBS News, a Communications Security Establishment Canada (CSEC) teria recompilado dados de usuários armazenados em dispositivos móveis conectados nas redes WiFi gratuitas dos aeroportos daquele país.

A fonte informa que a agência de segurança canadense rastreou os dados de turistas e passageiros domésticos em diferentes pontos de conexão, e tal coleta continuou ativa nos Estados Unidos.

Em comunicado, a CSEC garante que não coletou dados, nem rastreou nenhum passageiro, seja canadense ou estrangeiro. Porém, o detalhado documento apresentado pela CBS ilustra como a informação era recolhida, e para o quê esses dados poderiam ser utilizados. Por outro lado, a agência canadense poderia ter “parte da razão”, uma vez que, ao que parece, essa recompilação de dados seria (na teoria) apenas um teste de um projeto ainda maior, que eles estariam desenvolvendo em colaboração com a NSA.

De qualquer forma, não é melhor forma de se descobrir que você faz parte de um teste de agências governamentais. Vamos esperar pelos próximos acontecimentos.

Via cbc.ca